Caminhar em Faro – Descubra os melhores percursos pedestres da Ria Formosa e de Faro
Está à procura dos melhores percursos para caminhadas em Faro? Está hospedado no Sotavento Algarvio e procura experiências ao ar livre? O Parque Natural da Ria Formosa oferece alguns dos melhores passeios e percursos pedestres do Sul de Portugal!
Conhecida pelas suas ilhas incríveis, praias de areia branca e águas cristalinas, os visitantes podem visitar o Parque Natural da Ria Formosa fazendo um passeio de barco no Algarve, explorando a Ria Formosa de kayak ou, como veremos, a pé.
So, let’s explore Faro hiking and porque é que a Ria Formosa é o segredo mais bem guardado do Algarve!
Apesar da Primavera ser a altura do ano preferida para calçar as botas, no Parque Natural da Ria Formosa é possível caminhar durante todo o ano. Localizada na costa leste do Algarve, há muitos percursos curtos e fáceis para quem procura uma caminhada pela natureza ou um passeio de verão perto do Atlântico.
O nosso guia cuidadosamente pesquisado para caminhadas na Ria Formosa e Faro foi concebido para caminhantes ávidos e para quem gosta de caminhar e nadar. Vamos então explorar os segredos desta jóia escondida.
Um Guia para Caminhadas em Faro e no Parque Natural da Ria Formosa
Percurso Pedestre de São Lourenço
Conhecido como um dos melhores lugares para observação de aves no Algarve, este percurso pedestre é perfeito para os amantes da natureza e observadores de aves devido aos seus diferentes habitats: sapais, matos e lagos de água doce.
Esta caminhada irá levá-lo entre sapais e campos de golfe. Na maré baixa, fique atento aos caranguejos violinistas, muitas aves aquáticas, principalmente limícolas e também ao trabalho árduo da apanha do marisco. Existe um observatório de aves onde pode desfrutar de toda a beleza natural deste lugar. À medida que chega a uma de pinheiros-mansos, avistam-se aroeiras, palmeiras anãs mediterrânicas, estevas e plantas aromáticas como o tomilho e a alfazema.
Mais à frente encontrará um segundo observatório de aves virado para um lago de água doce. Reserve algum tempo para observar a Galinha-sultana, a ave eleita como símbolo do Parque Natural da Ria Formosa.
Este é um dos melhores locais para observação de aves no Algarve. Dependendo do horário da sua visita, terá oportunidade de ver outras espécies de aves interessantes. Quem gosta de observar aves deve levar um lanche reforçado, pois facilmente pode passar o dia aqui!
O percurso termina nos tanques romanos de salga de peixe junto às grandes alfarrobeiras. Estas ruínas são testemunho da presença romana no Algarve e remontam ao século II dC.
Percurso Pedestre do Ludo
Far hiking doesn’t get any better. This walk takes you through the great variety of habitats in Ria Formosa, including marshes, saltpans, and pine woodlands. Like the São Lourenço Walking Trail, Ludo is one of the most popular spots for birdwatching in the Algarve.
Esta é uma zona que pode visitar sozinho e se quiser complementar a sua visita com outro excelente passeio, experimente o nosso Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa nos nossos barcos eléctricos e movidos a energia solar.
Este passeio começa por entre bosques de pinheiro manso, pinheiro bravo e eucalipto com possibilidade de avistar a pega-azul, a poupa e outras aves.
Continue a caminhar e irá chegar a um sistema de salinas. É um ótimo lugar para avistar flamingos, várias espécies de limícolas e patos.
Ao passar pelas salinas, chegará à laguna e aos seus sapais. Continue a caminhar pelo trilho até ao observatório de aves para ser recebido com excelentes vistas sobre a Península do Ancão e as suas dunas.
Pode utilizar este guia para explorar os trilhos pedestres da Ria Formosa ou juntar-se ao nosso Passeio Pedestre Guiado na Ria Formosa que destaca a vibrante flora e fauna locais. Os nossos guias biólogos qualificados irão levá-lo numa caminhada suave, apontando muitos das aves e animais selvagens.
Percurso Pedestre do Centro de Educação Ambiental de Marim
Localizado numa antiga quinta ao lado da laguna, este é um óptimo passeio para os amantes da natureza. É um trilho circular muito fácil, por isso é excelente também para as crianças. Poderá ver todos os habitats que podem ser encontrados no Parque Natural da Ria Formosa, bem como ruínas romanas, um moinho de maré, uma nora, um parque de merendas e muito mais.
Terá que pagar uma entrada no portão. As instalações do centro estão abertas apenas durante a semana, mas pode fazer a caminhada também durante os fins-de-semana uma vez que a única coisa fechada é o Centro de Interpretação na sede do parque.
Este é um óptimo local para ver várias espécies de plantas e também há oportunidades de observação de aves e com sorte, talvez possa até encontrar um camaleão.
Percurso Pedestre da Ilha da Culatra
Este passeio vai levá-lo para fora das áreas mais turísticas perto do porto até dunas muito bem preservadas, praias de areia branca e águas cristalinas, onde pode dar um mergulho no Atlântico. Tem que atravessar a vila até encontrar um passadiço de madeira.
O passadiço oferece panorâmicas fantásticas da ilha, das dunas e das enseadas. No final, chegará à Praia da Culatra. Pode explorar mais caminhando ao longo da beira-mar cerca de 1,5 km ou fazer uma pausa e dar um mergulho refrescante em águas cristalinas.
Percurso Pedestre da Praia do Barril
Este passeio tem vistas panorâmicas sobre a vegetação do sapal e, na maré baixa, há muita vida selvagem para ver, como caranguejos violinistas, garças e aves limícolas. O passadiço percorre as dunas até aos bares e cafés da praia do Barril e termina no cemitério das âncoras.
De 1841 a 1966, este local abrigou uma pequena indústria de pesca de atum conhecida como o “Arraial do Barril”. As antigas estruturas de apoio à pesca são hoje em dia apoios de praia.
Este local já abrigou 80 pescadores e suas famílias de abril a setembro. Eles viviam do atum que nadava ao longo da sua migração para o Mediterrâneo e de volta ao Atlântico.
Em frente às dunas encontram-se as âncoras outrora utilizadas pela frota atuneira. Este monumento enferrujado único é conhecido como o cemitério das âncoras.
Pode regressar de comboio pela linha férrea. A linha foi construída há cerca de um século para apoiar a indústria pesqueira.
Caminhar no Algarve - Essenciais a Saber
A melhor altura para caminhar no Algarve é provavelmente o Outono, a Primavera ou talvez o final do Verão, quando as temperaturas estão mais baixas e as multidões desaparecem. A Primavera também é uma época maravilhosa para passear pelo campo quando as flores decoram as paisagens.
O final do Verão e o Outono são óptimas estações para passeios pedestresa no Algarve. Pode não ser tão verde mas não deixa de ser interessante para um passeio e ainda está quente o suficiente quente para um mergulho numa das praias das ilhas da Ria Formosa.
We hope our guide to walking in Ria Formosa Natural Park and Faro helps you as you explore our region. And if you’re looking for ways to experience nature in the Algarve while practising responsible tourism, our eco-tours ensure you don’t have a negative impact on the local environment.
Também pode consultar os nossos Passeios de Barco na Ria Formosa com barcos eléctricos e movidos a energia solar que fazemos pela Ria Formosa de Faro ou as nossas Experiências e Actividades em Faro. Sinta-se à vontade para nos contactar se tiver alguma questão.