Se está a planear uma viagem ao Algarve e gostaria de explorar uma das maravilhas naturais de Portugal, não precisa de procurar mais que o Parque Natural da Ria Formosa. Localizada no extremo sul de Portugal, os visitantes podem esperar imensas espécies de vida selvagem e muitos dias de sol aqui.
Neste blog, analisamos o tamanho do parque, desde as características da paisagem até ao número e tipos de animais que habitam esta área protegida. Embora nada se compare a ver a Ria Formosa pessoalmente, este artigo pode ajudar a decidir como deseja explorar o parque antes de chegar.
A Lands é especializada em turismo na natureza no Algarve, permitindo que os viajantes curiosos experimentem a beleza da Ria Formosa com um mínimo de pegada ecológica. A nossa fundadora é uma bióloga que entende a importância de manter o delicado ecossistema do parque.
Os nossos passeios informativos e acessíveis incluem passeios de barco movidos a energia solar , passeios de caiaque e caminhadas dentro e nos arredores do parque natural de Faro, a Ria Formosa. Se tiver alguma questão sobre os passeios que fazemos ou sobre o parque, entre em contacto. A nossa equipa está aqui para dar vida às suas aventuras.
Tamanho e Escala da Ria Formosa
Situado no ponto mais meridional de Portugal, o Parque Natural da Ria Formosa é uma laguna formada por ilhas-barreira e enseadas de bancos de areia. O parque é composto por um labirinto de canais, ilhas e sapais que se estende ao longo de 60 quilómetros da costa algarvia.
Estendendo-se desde a Península do Ancão (Loulé) até à Manta Rota (Vila Real de Santo António), a área total do parque é de cerca de 18.400 hectares. O parque também contém uma faixa de terra de 7.000 hectares no continente, consistindo principalmente de áreas construídas, pinhais e campos agrícolas.
Esta área situa-se a norte, onde se divide em salinas e lagoas de água doce, restingas e campos agrícolas. A melhor forma de visitar o parque é de barco. Os ferries partem regularmente de Faro ou das cidades vizinhas de Olhão e Tavira. A Lands também está localizada em Faro e realiza vários passeios ao longo do dia.
Flora e Fauna da Ria Formosa, Faro
O Parque Natural da Ria Formosa é conhecido pela sua vida selvagem, a sua flora e fauna. Foi reconhecida como Zona Húmida de Importância Internacional atribuída em 1981 pela Convenção de Ramsar, Sítio Natura 2000 (Área de Protecção Especial para Aves e Área Especial de Conservação) e Área Importante para Aves (IBA – Birdlife International).
Para uma visão condensada da vida selvagem do parque, consulte o nosso Guia da Flora e Fauna da Ria Formosa. Há 34 espécies diferentes de mamíferos registradas nesta área, incluindo lontras, genetas, texugos e vários tipos de morcegos que se alimentam no parque.
Quanto aos répteis, existem 19 espécies diferentes, 12 espécies diferentes de anfíbios e 228 espécies diferentes de aves! Todas essas criaturas vivem na fauna aquática da laguna, fundamental para a sobrevivência de aves, peixes, moluscos e crustáceos.
Um Olhar em Profundidade sobre a Fauna da Ria Formosa
Vivendo na areia e no lodo dos fundos da Ria Formosa estão vastas populações de criaturas. Nestes habitats encontram-se anelídeos (vermes e poliquetas), crustáceos (caranguejos e camarões), moluscos cefalópodes (chocos e polvos), moluscos gastrópodes (lapas, búzios e lesmas do mar) entre muitos outros.
Mais de 140 espécies de peixes podem ser encontradas na Ria Formosa. Algumas são espécies residentes, como os cavalos-marinhos de focinho curto e longo, e outras, como a enguia; vivem na laguna quando jovens, migrando para o mar quando adultos.
Na Ria Formosa, também é comum ver sardinhas, douradas, pargos, robalos, linguados e salmonetes.
População de Aves da Ria Formosa
A Ria Formosa é conhecida como um hotspot para ver uma variedade de aves. Os observadores de aves podem tentar ver as mais de 200 espécies registradas na área, algumas das quais são raras ou ameaçadas de extinção.
Durante a migração de inverno, mais de 20.000 aves aquáticas voam para a Ria Formosa, que funciona como um lar temporário para espécies migratórias do norte da Europa que aqui passam o inverno ou param na Ria Formosa antes de voar para África.
Sendo uma das mais importantes zonas húmidas de Portugal, a diversidade de habitats da Ria Formosa conduz à visita de um grande número de espécies. O parque tem números notáveis de Piadeiras invernantes e de Patos-de-bico-vermelho estivais.
Se gosta de observar aves e gostaria de ver algumas das espécies mais invulgares na sua visita, espreite o nosso Passeio de Barco em Faro – Observação de Aves na Ria Formosa. O passeio dura 2,5 horas e está disponível todos os dias a partir das 12h.
Como Navegar no Parque
Dependendo do seu meio preferido de passeio pelo parque, pode explorar a pé, de barco ou até mesmo num Passeios de Kayak na Ria Formosa!
Caminhar pela Ria Formosa
Se gostaria de explorar o parque a pé, dê uma vista de olhos ao nosso Passeio Pedestre de Faro. Este passeio privado a pé de 3 horas pela Ria Formosa explora os pinhais, sapais e salinas da Ria Formosa nas áreas protegidas do Ludo e da Quinta do Lago.
Navegar pelo Parque Natural da Ria Formosa
A Ria Formosa é um sistema estuarino-lagunar, onde uma vasta área de sapais, ilhéus e canais é protegida por robustas faixas de areia. Mais de 70% do volume de água da Ria Formosa renova-se a cada ciclo das marés devido à proximidade do parque ao Atlântico.
O sistema lagunar ocupa a maior parte da área, mais precisamente 11.000 hectares, com uma profundidade média de 2 metros. Fazer um passeio de barco pela Ria Formosa é muito agradável, principalmente ao pôr-do-sol. Nesta altura, os visitantes podem apreciar os céus dramáticos e as silhuetas das aves contra as diferentes tonalidades.
Esperamos que este guia sobre o tamanho e a escala da Ria Formosa lhe tenha dado uma ideia do que o espera em Faro. Se se sentir inspirado pelo que leu, sinta-se à vontade para navegar online pelos nossos passeios de barco ecológico na Ria Formosa .
Como sempre, a nossa equipa está aqui para responder a quaisquer perguntas que possa ter antes de visitar a nossa parte de Portugal, por isso entre em contacto. Até lá, divirta-se a sonhar com a sua próxima aventura nos climas soalheiros de Portugal.