Os Melhores Lugares para Encontrar Flamingos no Algarve

O Algarve é uma região magnífica localizada no sul de Portugal, conhecida pelas suas deslumbrantes praias; água quente e impressionantes reservas naturais. Uma das vistas mais notáveis para ver no Algarve são os vibrantes flamingos cor-de-rosa que habitam nas zonas húmidas da região. 

Estas majestosas aves são um verdadeiro espectáculo de se ver, e, avistá-los no seu habitat natural é uma experiência que não deve perder. Neste blog, vamos explorar alguns dos melhores sítios para encontrar flamingos no Algarve e aprender mais sobre estas maravilhosas aves.

O Flamingo-comum é o maior de todas as espécies de flamingos e também a mais comum no Algarve, e aqui, na Lands, adoramos mostrá-los no seu habitat natural. Os amantes da natureza podem disfrutar do nosso Passeio de Barco para Birdwatching no Algarve para observar flamingos e muitas mais aves. 

Se gostaria de aprender mais sobre as aves que podem observar nesta deslumbrante parte de Portugal, dê uma vista de olhos no nosso guia para Observação de Aves no Algarve. E, se quiser fazer alguma pergunta sobre a Ria Formosa ou se deseja planear alguma visita, por favor, contacte-nos..

Em que Altura do Ano posso Ver Flamingos no Algarve?

Embora os flamingos não se reproduzam no Algarve, estes migram de França para Espanha e, fazem uma paragem nas zonas húmidas de Portugal. Os flamingos podem ser avistados no Parque Natural da Ria Formosa durante o ano, mas, a melhor altura para serem avistados é entre Novembro e Março. 

A época de reprodução geralmente ocorre entre Março e Julho. Embora o número de flamingos no parque varie, em 2021, o Algarve viu uma colónia de flamingos nidificar pela primeira vez com sucesso, com 550 animais a nascerem de 880 ninhos construídos. Foi uma ocorrência bastante rara e as autoridades mantiveram os locais em sigilo.

A colónia estabeleceu-se numa das salinas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, sendo numa das primeiras nidificações bem sucedidas desta espécie na história natural de Portugal.

Flamingos

Nidificação de Flamingos no Algarve (Fonte | Licença)

O Habitat Natural dos Flamingos no Algarve

Os flamingos no Algarve podem ser encontrados numa grande variedade de de zonas húmidas, onde muitas vezes se reúnem em grandes grupos em busca de comida. O Flamingo-comum, que é a espécie mais comum na região, prefere-se alimentar em sapais, salinas e lagoas de baixa profundidade de água salgada.

Estas aves usam as suas longas pernas e pés palmados para agitar a lama e a água, criando uma sopa lamacenta que filtram através de seus bicos adaptados de maneira única. Os bicos dos flamingos são especialmente projectados para filtrar pequenos camarões, moluscos, sementes, algas verde-azuladas e outros organismos microscópicos da água. 

Estas fascinantes aves podem ser observadas a alimentarem-se de forma distinta, com as cabeças viradas para baixo, em vários locais do Algarve. 

Flamingos no Algarve (Fonte | Licença)

Quais São os Melhores Lugares para Encontrar Flamingos no Algarve?

O Parque Natural da Ria Formosa é Perfeito para Observar Flamingos

O Parque Natural da Ria Formosa é um dos melhores locais para observar flamingos no Algarve. Esta área protegida tem uma extensão de cerca de 60 quilómetros e possui uma enorme abundância de vida selvagem, incluindo mais de 20.000 aves aquáticas. 

A laguna e as salinas do parque são perfeitas para atrair flamingos, e, os visitantes podem vê-los a alimentarem-se nestes locais. Pode fazer um passeio de barco ou caminhar pelas salinas do parque para ver de perto estas aves deslumbrantes. 

Traga a sua câmara, pois a visão de dezenas de flamingos cor-de-rosa na água é realmente de tirar o fôlego.

Flamingos em voo na Ria Formosa (Fonte | Licença)

Ver Flamingos na Lagoa dos Salgados, Algarve

Esta bela zona húmida costeira está localizada perto da cidade de Albufeira e é um local popular para a observação de aves. A lagoa é rodeada por dunas e sapais, tornando-se num habitat perfeito para os flamingos. 

Os visitantes podem passear pelo passadiço da lagoa e observar estas aves a alimentarem-se nas águas pouco profundas. A Lagoa dos Salgados também abriga uma variedade de outras espécies de aves, incluindo garças, cegonhas e colhereiros.

Aves Limícolas na Lagoa dos Salgados: Alfaiates e Pernalongas (Fonte | Licença)

Visite a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

Esta reserva situa-se na fronteira entre Portugal e Espanha e alberga uma diversidade de flora e fauna. Este sapal é um habitat ideal para os flamingos, e os visitantes muitas vezes podem vê-los a alimentarem-se nas salinas e noutros locais de baixa profundidade. 

Esta reserva abrange mais de 2.000 hectares e abriga uma grande variedade de espécies de aves, incluindo flamingos. A reserva é constituída por salinas, sapais e também campos agrícolas, que constituem habitats ideais para estas deslumbrantes aves. 

Os visitantes podem explorar a reserva a pé ou de bicicleta e apreciar vistas deslumbrantes destas magníficas aves. A reserva também abriga outras espécies de aves, incluindo Alfaiates, Pernalongas e Borrelhos-de-coleira-interrompida.

Borrelho-de-coleira-interrompida (Fonte | Licença)

A Reserva Natural do Ludo e Quinta do Lago é um Lar dos Flamingos

Esta jóia escondida no Algarve situa-se entre Faro e Almancil e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. Esta reserva é um paraíso para os observadores de aves, e os visitantes podem observar uma grande variedade de espécies de aves, incluindo flamingos. 

A reserva é composta por sapais, lagoas de água doce, pinhais e salinas, e são o habitat perfeito para estas aves deslumbrantes. Os visitantes podem explorar a reserva a pé ou de bicicleta, e existem vários locais de observação onde é possível ver de perto flamingos.

Ludo, Ria Formosa no Algarve (Fonte | Licença)

O que Saber antes de Ir Observar Flamingos no Algarve

Antes de ir observar flamingos no Algarve, é importante estar preparado. Certifique-se de trazer roupa e calçado adequados para actividades ao ar livre, incluindo chapéu, protector solar e repelente de insectos. 

As temperaturas no Algarve podem ficar bastante quentes durante os meses de verão, por isso, é importante manter-se hidratado trazendo bastante água. Considere trazer binóculos e uma máquina fotográfica para ver melhor as aves à distância. 

Por fim, respeite o habitat natural das aves seguindo as placas sinalizadas e permanecendo nos trilhos ou caminhos designados.

Flamingos na Ria Formos (Fonte | Licença)

Esperamos que este guia o tenha ajudado a conhecer os flamingos no Algarve e onde os pode encontrar. Para além da nossa visita virtual, esperamos vê-lo num dos nossos passeios de observação de aves, seja de barco ou no nosso Passeio de Observação de Aves na Ria Formosa desde Faro a pé.

Se desejar contacte-nos. para obter mais informações, a nossa equipa local terá todo o gosto em ajudá-lo a planear o seu passeio e tirar o máximo partido das suas férias no Algarve. Um paraíso para os amantes do ar livre, esta área é uma das sete maravilhas de Portugal que precisa ver para acreditar.

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês
Open chat
Aqui para ajudar
Olá! Como podemos ajudar hoje?