(+351) 914 539 511 mail@lands.pt

Observação de Aves no Algarve: Tudo o Que Necessita de Saber

Flamingo-comum na Ria Formosa
Flamingo-comum na Ria Formosa

 

O Algarve é uma das melhores áreas de observação de aves da Europa, e na Lands gostamos de ajudar as pessoas a aprender mais sobre a incrível avifauna que aqui podem encontrar. O Algarve estende-se ao longo da costa sul de Portugal, por isso é uma área razoavelmente grande, com uma rica variedade de habitats para as aves e diferentes oportunidades de dormitórios. Com o guia de hoje, gostaríamos de falar sobre alguns dos locais de observação de aves mais importantes no Algarve e algumas das incríveis espécies de aves que pode esperar observar. Se alguma coisa aqui o inspirar a visitar o nosso cantinho do Algarve (Ria Formosa), consulte os nossos Passeios de Barco na Ria Formosa em Faro e os nossos Passeios e Actividades em Faro.

 

Por que o Algarve é tão Bom para Observar Aves?

Colocado da forma mais simples possível, o Algarve é um dos melhores locais da Europa para a observação de aves porque aqui existem duas das zonas húmidas mais importantes de todo o país: a Ria Formosa e o Sapal de Castro Marim. No Algarve também existe o principal corredor migratório para a população de aves de rapina de Portugal, por isso oferece aos observadores de aves as melhores oportunidades de ver algumas das maiores e mais impressionantes aves de rapina da Europa. Com este guia de hoje, vamos falar da Ria Formosa, do Sapal de Castro Marim, e depois listar algumas das espécies de aves que pode observar no Algarve. 

 

Ria Formosa - A Capital da Observação de Aves do Algarve

Laguna da Ria Formosa no Algarve
Laguna da Ria Formosa no Algarve

Enquanto o Algarve como um todo é incrível para a observação de aves, o Parque Natural da Ria Formosa é indiscutivelmente o melhor spot de observação de aves - e é por esta razão que criámos a Lands aqui! Como escrevemos anteriormente O Guia de Observação de Aves do Algarve em Faro e na Ria Formosa, não abordaremos tudo com tantos detalhes como fizemos anteriormente e, se quiser saber ainda mais sobre a Ria Formosa, recomendamos que leia esse guia específico. Posto isto, gostaríamos de oferecer aqui um guia introdutório à observação de aves na Ria Formosa. 

Sendo uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal, esta laguna oferece uma rica variedade de habitats para várias aves, incluindo dunas e bancos de areia, sapais, salinas, cursos de água, caniçais, bosques, campos agrícolas e lagoas de água doce e salobra. Esta diversidade de habitats suporta mais de 300 espécies de aves ao longo do ano, algumas vivendo aqui permanentemente, outras visitando a zona durante parte do ano. 

Estes habitats combinados com a localização da Ria Formosa no Algarve tornam-na num dos locais mais importantes da Europa Ocidental para as aves que migram de África e partes mais frias da Europa. Oferecemos um Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa e um Passeio de Observação de Aves a Pé na Ria Formosa. Ambas as experiências foram pensadas por especialistas para garantir que se observe a melhor avifauna que a região tem a oferecer, ao mesmo tempo que causam um impacto zero no meio ambiente. 

 

O Sapal de Castro Marim

Sapal de Castro Marim no Algarve
Sapal de Castro Marim

 

O Sapal de Castro Marim encontra-se perto da fronteira espanhola com o extremo leste do Algarve e é a primeira reserva natural de Portugal. As salinas, os sapais e a água salobra proporcionam habitats perfeitos para uma rica variedade de aves, fazendo com que o Sapal de Castro Marim seja um dos locais de observação de aves mais populares da Europa. Pernalongas, Colhereiros, Flamingos e várias espécies de patos são todos suspeitos habituais no Sapal de Castro Marim, mas também pode esperar avistar cegonhas, várias espécies de gaivinas no inverno, e outras espécies como a Tadorna, o Pato-de-bico-vermelho, a Águia-pesqueira, o Sisão, a Perdiz-comum, o Perna-vermelha-escuro, o Combatente, a Chilreta, o Cuco-rabilongo, a Calhandrinha-das-marismas e o Picanço-real, só para citar alguns. 

Toda esta área é rica em aves, proporcionando uma pequena mas especial reserva natural para explorar com a sua máquina e os seus binóculos. Embora a Ria Formosa seja consideravelmente maior, recomendamos vivamente que visite também o Sapal de Castro Marim. Se veio ao Algarve para uma boa dose de vida ao ar livre e para ver a nossa avifauna, ambas as reservas naturais merecem estar no seu itinerário!

As Melhores Aves para Ver no Algarve

Pato-de-bico-vermelho na Ria Formosa
Pato-de-bico-vermelho na Ria Formosa

Talvez seja mais sensato dizer, em primeiro lugar, que a ideia das "melhores" aves é claramente subjectiva, pois nem todos os observadores de aves se impressionam com a mesma espécie. Dito isso, algo que todos nós geralmente ficamos igualmente impressionados e animados são as espécies raras que geralmente não vemos com frequência. Abaixo, fizemos uma lista pequena, reconhecidamente incompleta de algumas das espécies de aves que tendem a impressionar as pessoas que vêm nos nossos passeios:

  • Garçote
  • Íbis-preta 
  • Flamingo-comum
  • Caimão
  • Pato-de-bico-vermelho
  • Tadorna
  • Peneireiro-cinzento
  • Águia-calçada
  • Milhafre-preto
  • Águia-pesqueira
  • Fuselo
  • Maçarico-real
  • Perna-verde-comum
  • Garajau-grande
  • Chilreta
  • Gaivota-de-audouin
  • Gaivota-de-cabeça-preta
  • Abelharuco-comum
Mergulhão-de-pescoço-preto na Ria Formosa

Claro que existem muitas mais espécies de aves no Algarve - mais de 300 só na Ria Formosa - mas listas muito longas são enfadonhas e, em vez disso, incentivamo-lo a deixar de apenas sonhar com a sua viagem de birdwatching na Ria Formosa e a começar a planeá-la. Esperamos que este guia o tenha inspirado, mas também esperamos que tenha trazido um pouco mais de conhecimento sobre esta área. Adoramos o nosso pequeno canto paradísiaco e temos todo o prazer em lhe mostrar este lugar. Se tiver alguma dúvida sobre este guia, esteja à vontade e contacte-nos. Caso contrário, comece a planear a sua viagem de observação de aves ao Algarve!

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês