(+351) 914 539 511 mail@lands.pt

Guia de Kayak na Ria Formosa

Uma aventura ecológica no Algarve

Kayak Ria Formosa

Tal como discutimos recentemente no nosso blogue sobre a forma como praticamos turismo sustentável e amigo do ambiente no Algarve, estamos empenhados no turismo sustentável - de facto, é parte integrante de quem somos como operador turístico. Enquanto o blog anterior falava dos nossos barcos ecológicos, gostaríamos de falar de outra forma extremamente ecológica de tirar partido ao máximo da beleza e serenidade da Ria Formosa… o kayak.

Um pouco mais sobre nós

Antes de entrarmos em conversas pomposas sobre explorar o Algarve de kayak, talvez queira saber um pouco mais sobre nós? Somos a Lands - Turismo na Natureza, e normalmente referimo-nos a nós apenas como 'Lands'. Na Lands, realizamos vários passeios ecológicos de Faro para a Ria Formosa - uma laguna protegida com cerca de 18.400 hectares feita de dunas, sapais, canais, ilhotes, salinas, lagoas de água doce, pinhais e campos agrícolas ao longo da costa do Sotavento Algarvio. Esta área protegida é popular entre visitantes e locais e é regularmente estudada por biólogos marinhos e outros cientistas. Todos os que trabalham na Lands são biólogos treinados e essa experiência aplica-se a tudo o que fazemos.

A Ria Formosa é um Parque Natural, o que significa que está aberto ao público em geral. Para nós, é um local cheio de vida selvagem, habitats únicos, vistas panorâmicas e muito mais. Há muito para ver e desfrutar, e o nosso trabalho é orientar quem está à procura de uma maneira divertida de a explorar. Hoje dedicamos este artigo à canoagem na Ria Formosa, mas também fazemos passeios ecológicos de barco solar na Ria Formosa e até mesmo um passeio pedestre para observação de aves.

Kayak na Ria Formosa

Casal passeando de kayak na Ria Formosa

Para muitos, nada se compara a estar à superfície da água, remando num dos mais bonitos habitats naturais do Algarve, mantendo-se atento às aves desta área. O kayak é uma excelente forma de explorar a Ria Formosa, tanto para si como para o ambiente. E é por isso que oferecemos não só passeios guiados de kayak na Ria Formosa mas também aluguer de kayaks na Ria Formosa. Pode escolher a opção que se adequa mais a si. Se preferir explorar a zona de forma independente, a opção do aluguer é a melhor, mas se quer aprender um pouco mais sobre esta área protegida na companhia de um guia, deve optar pelo passeio.

Porque é que explorar a Ria Formosa de Kayak é uma opção tão Ecológica?

Na gestão de uma empresa turística numa zona como a Ria Formosa, repleta de vida selvagem e habitats frágeis, é necessário ter alguns cuidados no sentido de preservar esses ambientes e tentar mantê-los no seu estado natural. Para alguns, pode ser uma precaução para salvaguardar o seu negócio, mas acreditamos que viver e trabalhar neste cantinho do Algarve é suficiente para nos inspirar a todos a cuidar deste pequeno paraíso. E a boa notícia é que andar de kayak é uma das formas mais ecológicas de explorar a área - pelo menos quando se seguem as regras (mais sobre isso mais tarde).

Cegonha-branca - avifauna na Ria Formosa

Uma das muitas razões pelas quais gostamos de andar de kayak é que é uma das formas mais ecológicas de entrar na água sem perturbar os ecossistemas locais. Ao contrário dos barcos, os kayaks são sustentáveis, o que significa que não há gasolina, óleos ou poluição sonora dos motores. Além disso, como os nossos passeios são num Parque Natural, fazemos o nosso melhor para que nada possa ser deixado dentro ou retirado da água para garantir que os habitats permaneçam inalterados. Isto permite-nos a nós e a todos vocês desfrutar de uma atracção natural única no Algarve, sem danificar ou perturbar esta área protegida.

Os kayaks e as canoas são utilizados por todo o mundo para explorar áreas selvagens e observar a vida selvagem e a flora em silêncio. Não causam erosão, ruído ou poluição e não deixam rastro da sua passagem.

Algumas Regras a Seguir ao Visitar a Ria Formosa de Kayak 

Em geral, a canoagem é uma atividade ambientalmente benigna. No entanto, podemos garantir que a nossa aventura na Ria Formosa não irá causar quaisquer danos à vida selvagem desta bela zona algarvia. Ao seguir as regras abaixo, pode garantir que sua presença não seja prejudicial ao meio ambiente.

Informe-se acerca de zonas sensíveis

Aves na Ria Formosa

Informe-se sobre a área antes de ir, os locais sensíveis, as áreas protegidas, as espécies e épocas de reprodução. Por exemplo, as dunas e os bancos de areia nas ilhas da Ria Formosa são importantes zonas de reprodução da andorinha-do-mar-anã. Esta ave é um visitante de verão em Portugal e a Ria Formosa acolhe a principal população reprodutora desta espécie. Nidifica na areia e é seriamente afetada pela perturbação humana, por isso tenha cuidado ao caminhar nas ilhas: pode encontrar ninhos com ovos camuflados. Se vir um ninho, mantenha-se afastado para o proteger. 

Não deixe lixo

Para muitos, deixar lixo é tão repugnante que não precisamos lembrá-los, mas mesmo assim vale a pena mencionar aqui para que todos possam ler. Traga sempre o seu lixo, sem deixar vestígios da sua visita. Também pode considerar trazer lixo de outras pessoas. Ao trazer lixo deixado por outras pessoas, lembre-se sempre de o manusear com cuidado.

Deixe o local como o encontrou

Embora isso, é claro, se aplique ao lixo, também se aplica a conchas, plantas, pedras, areia e tudo o que possa encontrar nas suas aventuras. A melhor forma de ser responsável com este paraíso algarvio é ser um observador passivo, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para não mexer ou perturbar nada. Tome cuidado para não perturbar espécies em nidificação e afaste-se se notar sinais de perturbação.

Mantenha o ruído ao mínimo

Não precisa sussurrar o tempo todo, mas gritar e fazer barulho provavelmente assustará algumas aves. Por isso, sempre que possa deve manter o ruído ao mínimo. Ficar em tranquilidade também é do seu interesse, pois vai permitir mais avistamentos da vida selvagem da laguna.

Tenha cuidado ao lançar ou atracar o seu kayak

Não lance nem arraste o seu kayak, pois esses métodos desgatam as margens naturais. Mantenha o kayak a flutuar ao lançar ou atracar o seu kayak.

Sugestão de rotas de kayak

Sempre que possível, tente seguir as nossas rotas sugeridas e pontos de lançamento. Além disso, evite remar em zonas intertidais, pois podem conter locais de desova e de crescimento de juvenis e também espécies protegidas e sensíveis, como os cavalos-marinhos, que são particularmente vulneráveis a qualquer pressão de seu habitat preferido, as pradarias marinhas.

Reme com cuidado

As águas pouco profundas da Ria Formosa são consideradas zonas de maternidade para muitas espécies, por isso reme com cuidado e evite arrastar os kayaks nas zonas intertidais e nas dunas.

Manter a distância

Mantenha uma certa distância para evitar perturbar e stressar as aves selvagens e marinhas, bem como as suas crias. Fique atento a abrigos de animais e a locais de de alimentação, como os sapais e as zonas intertidais.

 

 

Provavelmente há mais para dizer sobre explorar a Ria Formosa de kayak, mas já divagámos bastante! Se chegou até aqui, esperamos que isso signifique que está interessado em explorar um dos locais naturais mais incríveis de Portugal connosco. Se tiver alguma dúvida ou questão, contacte-nos. A sua aventura na Ria Formosa está apenas a alguns cliques de distância!

 

 

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês