Guia da Flora e Fauna da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa é uma área com uma biodiversidade incrível, sendo um local de importância natural internacional. Conhecida como uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, este precioso ecossistema encanta visitantes de todo o mundo.

Toda a equipa da Lands sabe que a Ria Formosa é um local maravilhoso para explorar, e esperamos que este guia o encoraje a visitar esta parte do Sotavento Algarvio. Se o inspiramos, consulte os nossos Passeios de Barco na Ria Formosa e as nossas outras Actividades e Experiências em Faro para ver por si mesmo. 

Claro está que, é de extrema importância que esta maravilha natural seja protegida. Na Lands, orgulhamo-nos de ajudar as pessoas a experienciar este Parque Natural, com o menor impacto ambiental possível! 

Saiba mais sobre fazemos passeios ecológicos e sustentáveis no Algarve antes da sua visita a este cantinho do mundo.

Mas que maravilhas naturais existem aqui? O que estamos a proteger? Este é o nosso guia da flora e fauna da Ria Formosa.

Flora da Ria Formosa

Dunas das Ilhas da Ria Formosa, Faro - Algarve
Dunas das Ilhas da Ria Formosa, Faro - Algarve

A Ria Formosa tem vários tipos de habitats que a compõem: ilhas-barreira, sapais, restingas, bancos de areia, dunas, lagoas de água doce, ribeiras, pinhais e zonas agrícolas, e estes permitem uma incrível biodiversidade na região. 

Estes habitats claramente diferenciados dão boas pistas do tipo de vegetação que se pode encontrar no Parque. 

Uma das melhores formas de explorar estes habitats é através de um Passeio Pedestre Guiado na Ria Formosa. Na Lands, podemos levá-lo em caminhadas maravilhosas; e os nossos guias terão todo o gosto em apontar e explicar cada planta ou animal que encontrar ao longo do caminho.

Perpétua-das-areias Helichrysum italicum na Ria Formosa, Faro - AlgarvePerpétua-das-areias Helichrysum italicum na Ria Formosa, Faro

Flores Que Pode Ver na Ria Formosa

Entre as quase 50 espécies de plantas que ocorrem nas dunas, é provável que encontre o cardo marítimo (Eryngium maritimum), os cordeirinhos-da-praia (Otanthus maritimus), e o estorno (Ammophila arenaria). 

Em dunas mais estabilizadas pode ver espécies como a perpétua-das-areias (Helichrysum italicum), o cravo-das-areias (Armeria pungens) e também o narciso-das-areias (Pancratium maritimum).

Cravo-das-areias Armeria pungens na Ria Formosa, Faro - Algarve
Cravo-das-areias Armeria pungens na Ria Formosa, Faro

Apesar das elevadas temperaturas no verão, as flores brancas do narciso-das-areias são uma das poucas que florescem no final do Verão no Mediterrâneo.

Narciso-das-areias Pancratium maritimum na Ria Formosa, Faro - Algarve
Narciso-das-areias Pancratium maritimum na Ria Formosa, Faro - Algarve

Os Sapais da Ria Formosa

Os sapais são áreas de vegetação incrível que tolera a salinidade da água do mar que os banha duas vezes por dia. A vegetação do sapal tem a capacidade de reter poluentes, entre eles, herbicidas, pesticidas e metais pesados, actuando como um filtro.

Os sapais, devido à sua enorme produtividade, são das zonas mais ricas em biodiversidade do planeta. É por isso que é fundamental proteger estes incríveis ambientes aquáticos. 

Nos sapais ocorrem espécies como a Morraça (Spartina maritima), e a Salicornia (Salicornia ramosissima). Esta última é utilizada na culinária gourmet devido ao seu sabor salgado e textura crocante.

Também pode encontrar uma outra espécie (Limoniastrum monopetalum) decorando os sapais no Verão com as suas flores em tons de rosa, roxo, lavanda e violeta.

Limoniastrum monopetalum na Ria Formosa, Faro - Algarve
A espécie Limoniastrum monopetalum na Ria Formosa, Faro

É também nos sapais que se encontram excelentes exemplares da Cistanca (Cystanche phelypaea). Estas fascinantes plantas parasitas com as suas inflorescências amarelas brilhantes são encontradas apenas no sul de Portugal, no sul da Espanha, em Creta e em algumas partes do extremo leste do Mediterrâneo.

Thymus lotocephalus na Ria Formosa, Faro - Algarve
Cistanca Cystanche phelypaea na Ria Formosa, Faro

Nos pinhais do Parque Natural, pode encontrar o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e o pinheiro-manso (Pinus pinea). Sob os pinheiros, pode encontrar espécies típicas da mata mediterrânica como os tojos (Ulex argenteus ou o Stauracanthus boivinii) e plantas aromáticas como o alecrim (Rosmarinus officinalis) e o rosmaninho (Lavandula stoechas) .

Aqui também pode encontrar algumas plantas endémicas do Algarve como a rara Linaria algarviana, Thymus lotocephalus, uma espécie de tomilho com o nome de tomilho-cabeçudo ou erva-ursa, e Tuberaria major, uma planta endémica do Algarve de pequenas dimensões e floração amarela mais conhecida como alcar-do-Algarve.

Thymus lotocephalus na Ria Formosa, Faro - Algarve
Thymus lotocephalus na Ria Formosa, Faro

Os botânicos de olhos aguçados ficarão encantados com a Erva-abelha (Ophrys speculum) e a Erva-mosca (Ophrys bombyliflora) que florescem em meados de Abril. Também merecem destaque a Fritillaria lusitanica e a Ladina (Limonium algarvense), que é endémica desta região de Portugal.

Erva-abelha Ophrys speculum na Ria Formosa, Faro - Algarve
Erva-abelha Ophrys speculum na Ria Formosa, Faro

Fauna da Ria Formosa

Galinha-sultana na Ria Formosa, Faro - Algarve
Galinha-sultana na Ria Formosa, Faro

A Ria Formosa é particularmente conhecida pela sua população de aves. Se estiver a pensar visitar esta área protegida, consulte o nosso Passeio de Birdwatching na Ria Formosa em Faro. Esta é uma excelente opção para garantir a observação das espécies mais emblemáticas desta região. 

Pode também consultar o nosso Guia de Observação de Aves, para ficar a par da nossa impressionante população de aves. Os nossos passeios de barco ecológico são também uma óptima forma de observar as aves da Ria Formosa. 

Mas na Ria Formosa não existem apenas aves. As pradarias marinhas da Ria Formosa albergam uma comunidade de cavalos-marinhos em vias de extinção. Esta área já foi o lar de uma das maiores comunidades de cavalos-marinhos do mundo. As duas espécies de cavalos-marinhos que pode encontrar na Ria Formosa são o cavalo-marinho Hippocampus hippocampus e o cavalo-marinho-de-focinho-longo Hippocampus guttulatus.

As suas populações diminuíram drasticamente nos últimos vinte anos devido à pesca ilegal e à redução das pradarias marinhas. Para travar o declínio destas espécies, em 2020 foram criadas duas áreas de refúgio na Ria Formosa.

Outros animais que ocorrem no Parque Natural são o tímido camaleão e o cão de água português.

Camaleão na Ria Formosa, Faro - Algarve
Camaleão na Ria Formosa, Faro

As águas pouco profundas do parque são berçários perfeitos para uma variedade de vida marinha nos seus primeiros anos, onde pode encontrar peixes, crustáceos e moluscos em abundância.

No que diz respeito a mamíferos, o parque natural é menos significativo, com apenas 34 espécies registadas. Porém, é interessante notar a presença de animais como a lontra (Lutra lutra), a geneta (Genetta genetta), o texugo (Meles meles), e vários morcegos que utilizam o parque como local de alimentação.

Então aqui está um guia rápido de algumas das espécies que podem ser encontradas na Ria Formosa. Este lugar é único e tem que ser explorado pessoalmente, para ser realmente apreciado. 

Se algum dos nossos passeios lhe interessar, ou se tiver alguma dúvida, por favor contacte-nos.. Esperamos que permita que a Lands faça parte das suas aventuras na Ria Formosa.

1 Response

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês
Open chat
Aqui para ajudar
Olá! Como podemos ajudar hoje?