Guia de Birdwatching de Faro e da Ria Formosa – O Paraíso da Observação de Aves no Algarve

Eleita pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas de Portugal, a Ria Formosa tem estatuto de Parque Natural desde 1987 e é uma visita obrigatória na lista de desejos de qualquer amante da natureza. A temporada de observação de aves da Ria Formosa começa no Outono, quando a migração começa.

Na Lands, adoramos partilhar este lugar com observadores de aves de todo o mundo. É por isso que, compilámos o melhor guia de observação de aves em Faro e na Ria Formosa para planear a sua aventura. Para ornitólogos e observadores de aves experientes, a Ria Formosa no Algarve é um dos locais mais populares para a observação de aves em Portugal. Já foram registadas mais de 200 espécies nos 18.400 hectares do parque, por isso, se só puder fazer observação de aves uma vez, por que não escolher a Ria Formosa?

Se alguma coisa aqui o inspirar a explorar este incrível paraíso das aves connosco, consulte o nosso Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa e a nossa Passeio de Observação de Aves a Pé na Ria Formosa. Se tiver alguma questão, esteja à vontade e contacte-nos. , a nossa equipa está aqui para ajudar.

Sobre a Ria Formosa

A Ria Formosa, é uma laguna protegida situada na costa oriental do Algarve, e é uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal. Tem uma extensão de 60 quilómetros ao longo da costa algarvia, desde a Península do Ancão (Loulé) até à Manta Rota (Vila Real de Santo António). Esta incrível área protegida tem uma diversidade surpreendente de habitats: dunas e bancos de areia, sapais e salinas, vários cursos de água e lagoas de água doce e salobra, caniçais, bosques e campos agrícolas.

Já foram registadas mais de 200 espécies de aves aqui, algumas delas muito raras ou ameaçadas de extinção. A variedade de habitats na Ria Formosa fazem com que esta área seja um local privilegiado para as aves migratórias descansarem durante as suas rotas migratórias na Primavera e no Outono. Uma das coisas que mais gostamos é que a observação de aves na Ria Formosa é muito acessível, e alguns dos locais mais satisfatórios são os de mais fácil acesso. A partir da cidade de Faro, pode explorar zonas do parque a pé, de bicicleta ou de barco.

Este fantástico Parque Natural é também um sítio Rede Natura 2000 (Zona de Protecção Especial para Aves e Zona Especial de Conservação), sítio da Convenção de Ramsar e Área Importante para Aves (IBA – BirdLife International).

Vista aérea da Ria Formosa - o verde dos sapais e os seus canais com barcos.

Sobre as Aves da Ria Formosa

Como já mencionámos, já foram registadas mais de 200 espécies de aves nesta área protegida. Analisámos estes números para lhe dar uma visão sobre os mesmos.

Das 228 espécies de aves registadas na Ria Formosa:

  • 102 espécies são espécies nidificantes na área
  • 117 espécies não se reproduzem aqui
  • As 9 espécies restantes têm um estatuto de nidificação não confirmado

Relativamente à fenologia das espécies de aves na Ria Formosa:

  • 49 espécies de aves são invernantes e migratórias
  • 45 espécies de aves são residentes 
  • 33 espécies de aves são migratórias
  • As outras espécies de aves têm um estatuto misto

Algumas das espécies de aves mais interessantes de observar no nosso Passeio de Barco em Faro – Observação de Aves na Ria Formosa são detalhadas a seguir.

Espécies Época
Águia-pesqueira (Pandion haliaetus) Inverno
Falcão-peregrino (Falco peregrinus) Todo o Ano
Águia-sapeira (Circus aeruginosus) Todo o Ano
Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) Outono e Inverno
Colhereiro (Platalea leucorodia) Outono e Inverno
Cegonha-branca (Ciconia ciconia) Todo o Ano
Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Todo o Ano
Fuselo (Limosa lapponica) Outono e Inverno
Ostraceiro (Haematopus ostralegus) Outono e Inverno
Maçarico-real (Numenius arquata) Outono e Inverno
Garajau-grande (Sterna caspia) Outono e Inverno
Chilreta (Sternula albifrons) Primavera e Verão
Gaivota-de-audouin (Larus audouinii) Inverno
Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus) Primavera e Verão

Os nossos Passeio de Birdwatching na Ria Formosa em Faro verá alguns amigos emplumados ligeiramente diferentes, conforme detalhado abaixo.

Espécies Época
Mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus) Todo o Ano
Garçote (Ixobrychus minutus) Todo o Ano
Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) Outono e Inverno
Íbis-preta (Plegadis falcinellus) Inverno
Tadorna (Tadorna tadorna) Inverno
Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina) Todo o Ano
Piadeira (Mareca penelope) Todo o Ano
Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) Inverno
Águia-calçada (Aquila pennata) Todo o Ano
Milhafre-preto (Milvus migrans) Primavera
Águia-pesqueira (Pandion haliaetus) Inverno
Caimão (Porphyrio porphyrio) Todo o Ano
Garajau-grande (Sterna caspia) Outono e Inverno
Chilreta (Sternula albifrons) Primavera e Verão
Torcicolo (Jynx torquilla) Primavera
Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis) Primavera e Verão
Tecelão-de-cabeça-preta (Ploceus melanocephalus) Todo o Ano
Bico-de-lacre (Estrilda astrild) Todo o Ano
Poupa (Upupa epops) Primavera e Verão
Charneco (Cyanopica cooki) Todo o Ano

O Melhor Guia de Observação de Aves do Algarve para Faro e Ria Formosa

Quando Visitar a Ria Formosa para Observação de Aves

A Ria Formosa tem avifauna abundante durante todo o ano, desde que saiba onde procurar e o que procurar. O parque está cheio de aves, incluindo aves residentes, aves que visitam a área para se reproduzir e mais de 30.000 aves migratórias, pelo que esta zona húmida é uma das três mais importantes de Portugal.

Se tivéssemos que escolher uma estação para promover a possíveis convidados, seria o outono – especialmente de Setembro a Outubro. É quando as aves migratórias estão em movimento, o que significa que verá muito mais espécies do que em outras épocas do ano. Entre as espécies residentes mais conhecidas da Ria Formosa, que pode observar durante todo o ano, está a Galinha-sultana ou Caimão — o símbolo do Parque Natural — retratado abaixo.

Galinha-sultana na Ria Formosa, Faro - Algarve

Caminhadas no Parque Natural da Ria Formosa para Birdwatchers

Ludo e Quinta do Lago

Se gosta de caminhar, pode passar o dia todo no Ludo e na Quinta do Lago. A área garante um dia brilhante de birdwatching com oportunidade de contactos próximos com diferentes espécies de aves. Pode observar aves como a Galinha Sultana; o Garçote; o Pato-de-bico-vermelho; a Íbis Preta; o Charneco e o exótico Tecelão-de-cabeça-preta nos juncos e caniçais da lagoa de água doce do Ludo durante todo o ano.

As salinas são excelentes áreas para observar de perto Flamingos, Colhereiros e os elegantes Pernilongos. Várias espécies de aves de rapina podem ser observadas aqui, incluindo a Águia-calçada; o Milhafre-preto; a Águia-pesqueira; a Águia-sapeira e também o Peneireiro-Cinzento. Esta é uma zona onde se pode encontrar mais de 200 espécies durante o ano e um dos melhores locais para a fotografia de aves no Algarve.

O Ludo e a Quinta do Lago são facilmente acessíveis na estrada para a Ilha de Faro. Terá de estacionar o carro antes da ponte sobre a Ria Formosa e seguir pelo caminho à direita que conduz ao Ludo. No final de uma longa recta encontra-se uma estrada sinalizada à direita que contorna a Lagoa de São Lourenço antes de entrar no Ludo. Mais à frente pode retomar o caminho de volta ao ponto de partida.

Pode visitar a zona pessoalmente ou juntar-se a nós num Passeio de Observação de Aves na Ria Formosa para desfrutar deste paraíso natural para a avifauna com um guia local especializado.

Passeio de Barco Ecológico em Privado na Ria Formosa de Faro, Algarve

Praia de Faro

A Praia de Faro, também conhecida como Ilha de Faro, é um lugar para se visitar na maré baixa onde no Outuno pode avistar aves migratórias como o Pilrito-de-peito-preto, o Fuselo, o Ostraceiro, o Maçarico-real, o Maçarico-galego, a Tarambola-cinzenta e outras limícolas em alimentação na ria.

No Inverno e na Primavera, a Águia-pesqueira, a Gaivota-de-audouin e a Garajau-grande são vistos regularmente aqui.

A Ilha de Faro é facilmente acessível a partir de Faro. Siga as indicações para o aeroporto e na rotunda siga as indicações para a Praia de Faro. Depois de cruzar a ponte para a ilha, vire à esquerda. No final da estrada, percorra o passadiço de madeira que segue para nascente paralelo à Ria Formosa. Esta é uma zona que pode visitar sozinho e se quiser um excelente passeio, experimente o nosso Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa nos nossos barcos eléctricos e movidos a energia solar.

Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa

Parque Ribeirinho de Faro

Este local é o único percurso de observação de aves na zona urbana do Algarve. É um lugar interessante para ver limícolas nas planícies de maré durante a maré baixa, enquanto as salinas são óptimas na maré alta, pois poderá observar flamingos e pernilongos. O acesso pode ser feito a partir do centro de Faro junto ao porto, ou à entrada da cidade vindo da EN125 de noroeste, junto ao teatro municipal. O percurso percorre a zona ribeirinha da cidade de Faro, com início junto ao teatro.

Se gostou de observar aves aqui, também pode gostar dos nossos Passeios de Barco na Ria Formosa, todos com barcos eléctricos e movidos a energia solar que fazemos pela Ria Formosa com partidas de Faro.

As zonas húmidas à volta de Faro são locais extraordinários para um passeio de observação de aves no Algarve.

Faro & Ria Formosa Birdwatching – Algarve Birding at its Best

Here are some recommendations for birdwatching in Ria Formosa. Everything here is taken from our team’s experience over the years, including perspectives from biologists

Comece Cedo

Depois do meio-dia no Inverno, e depois das 10h ou 11h no Verão, as áreas rurais da Ria Formosa parecem estranhamente sem aves.

Mas se fizer um passeio no campo antes do pequeno-almoço, pode ouvir Toutinegras-dos-valados chilreando nas sebes e o característico dzip-dzip das minúsculas Fuinhas-dos-juncos. Pode até vislumbrar a peculiar Poupa e a residente e inconfundível Pega-azul.

Mantenha os Olhos Abertos

Num passeio ao lado do sapal ou ao longo de bancos de areia pode avistar muitas espécies de aves limícolas. Durante os passeios de barco, preste atenção aos colhereiros e às graciosas garças-brancas e garças-reais.

Olhe para Cima

Mesmo que esteja a relaxar numa das praias deslumbrantes da Ria Formosa, vale a pena olhar para cima. Irá provavelmente ver Chilretas, um visitante de verão de longo bico laranja com as pontas pretas que geralmente se vê a peneirar e a mergulhar em busca de alimento!

No campo, pode observar o voo gracioso dos coloridos abelharucos e se estiver a tomar uma bebida numa das esplanadas e cafés de Faro, pode ver as cegonhas-brancas nos seus enormes ninhos em cima dos telhados e ouvir as suas vocalizações abrindo e fechando o bico como castanholas, quando os casais se reúnem nos ninhos.

O que torna o Algarve um destino tão popular para umas férias de observação de aves?

Faça uma pequena pesquisa

Uma boa fonte de informação online é, por exemplo, o Guia de Observação de Aves no Algarve. Aqui pode encontrar muitas informações, incluindo um manual para download, lista de aves, mapas e muito mais.

Compre um Guia de Campo

No que diz respeito a guias de campo, o Guia de Campo da Collins é considerado o melhor e mais completo guia das aves de Portugal e da Europa.

Mais recentemente tem o novo guia de Gonçalo Elias: Birding hotspots in the Algarve – At the heart of Ria Formosa publicado pela CreateSpace Independent Publishing com uma boa descrição dos locais mais interessantes para a observação de aves na Ria Formosa e arredores.

A Ria Formosa é uma Zona Húmida Muito Importante para a Avifauna

Todos os anos, mais de 30.000 aves utilizam a Ria Formosa durante a migração. Estas aves passam aqui o Inverno ou fazem escala na Ria Formosa a caminho de África.

Algumas espécies são de importância europeia devido às suas populações reprodutoras, incluindo a Garça-branca, o Alfaiate e a Gaivota-de-audouin. Outras populações reprodutoras importantes incluem as do Borrelho-de-coleira-interrompida e da Andorinhas-do-mar-anã, cujos habitats (dunas e salinas) têm vindo a diminuir em todo o mundo.

O nosso passeio de barco ecológico por Faro aproxima-se de muitas espécies de aves sem qualquer perturbação.

A grande diversidade de habitats aqui leva à ocorrência de um grande número de espécies, uma das maiores de Portugal — com destaque para as aves aquáticas, incluindo pernaltas, patos e garças em menores números.

A Ria Formosa também é conhecida pelos grandes números de Piadeira no Inverno e pela nidificação do Pato-de-bico-vermelho em Portugal. Em ambientes terrestres ocorrem várias espécies de aves passeriformes, bem como diversas aves de rapina.

Outros destaques entre as espécies invernantes são o Pato-colhereiro, a Marrequinha comum e limícolas, como o Pilrito-de-peito-preto; o Borrelho-grande-de-coleira; a Tarambola-cinzenta; o Maçarico-real e o Perna-vermelha.

Mergulhão-de-pescoço-preto na Ria Formosa
Mergulhão-de-pescoço-preto na Ria Formosa

We hope this Algarve Birding Guide helps you explore the birdlife of our region. If you’re looking for ways to experience nature in the Algarve while practicing responsible tourism, our eco-tours ensure no negative impact on the local environment.

Também pode consultar os nossos Passeios de Barco na Ria Formosa com barcos eléctricos e movidos a energia solar que fazemos pela Ria Formosa de Faro. Temos muitas outras Experiências e Actividades em Farotambém. Sinta-se à vontade para nos contactar se tiver alguma questão.

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês
Open chat
Aqui para ajudar
Olá! Como podemos ajudar hoje?