(+351) 914 539 511 mail@lands.pt

Guia de Birdwatching em Faro e na Ria Formosa - um paraíso para a observação de aves no Sotavento Algarvio

O Guia de Observação de Aves do Algarve em Faro e na Ria Formosa

 

A época de observação de aves na Ria Formosa começa em setembro. Este é o guia da Lands para a observação de aves no magnífico Parque Natural da Ria Formosa do Algarve para observadores iniciantes e amadores.

Escolhida pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, a Ria Formosa está classificada como Parque Natural desde 1987 e devia estar na lista de locais a visitar de qualquer amante da natureza. A temporada de observação de aves na Ria Formosa começa no outono na época das migrações. A laguna protegida da Ria Formosa é um dos locais mais procurados para birdwatching. Este é o guia da Lands para a observação de aves em Faro e na Ria Formosa, destinado a observadores de aves principiantes e amadores. Esperamos que este guia vos inspire a visitar este incrível paraíso para as aves. Pode ainda consultar o nosso Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa e os nossos Passeios Pedestres para Observação de Aves na Ria Formosa.

Para ornitólogos e observadores de aves experientes, a Ria Formosa no Algarve é um dos locais mais populares para a observação de aves em Portugal.

A Ria Formosa, uma laguna protegida localizada na costa oriental do Algarve, é uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal e tem uma posição privilegiada para o descanso das aves migratórias nas suas viagens na Primavera e no Outono.

Esta incrível área protegida tem uma diversidade surpreendente de habitats: dunas e bancos de areia, sapais e salinas, vários cursos de água e lagoas de água doce e salobra, caniçais, bosques e campos agrícolas.

Uma das coisas que mais gostamos é que a observação de aves da Ria Formosa é muito acessível, e alguns dos locais mais gratificantes são muito fáceis de aceder.

Guía para la observación de aves en el parque nacional ria formosa algarve portugal

A Ria Formosa é um Parque Natural desde 1987. Compreende 18.400 hectares de fácil acesso a partir da cidade de Faro. Existem locais fantásticos neste Parque Natural onde pode caminhar, andar de bicicleta ou explorar de barco.

É a zona húmida mais significativa do Sul de Portugal e um dos locais de observação de aves mais interessantes no Algarve.

Já foram registadas mais de 300 espécies de aves nesta área protegida, por isso, se só vai fazer observação de aves uma vez, faça-o na Ria Formosa.

 

Observação de Aves em Faro e na Ria Formosa - Guia de Birdwatching da Lands

 

Birdwatching em Faro e na Ria Formosa - Quando Ir

A Ria Formosa tem avifauna abundante durante todo o ano, desde que saiba onde e o que procurar. Este incrível Parque Natural é também um sítio da Rede Natura 2000, um sítio da Convenção Ramsar e uma Área Importante para Aves (IBA - BirdLife International).

A Ria Formosa está repleta de aves, incluindo aves residentes, aves estivais e mais de 30.000 aves migratórias, fazendo desta zona húmida uma das três mais importantes para as aves em Portugal.

De entre as espécies residentes mais conhecidas da Ria Formosa, que podem ser avistadas durante todo o ano, está a Galinha-sultana - o símbolo do Parque Natural na foto em baixo.

A Galinha-sultana é o símbolo da Ria Formosa e um avistamento comum no nosso passeio de birdwatching no Algarve.

Mas se tivéssemos que escolher uma estação, seria o outono - especialmente de setembro a outubro, pois esta é de longe a melhor época para uma visita.

Birdwatching em Faro e na Ria Formosa - Para Onde Ir e Que Aves Procurar

Ludo e Quinta do Lago

Se gosta de caminhar, este é um local onde pode passar o dia todo. A área garante um dia brilhante de birdwatching com oportunidade de contactos próximos com diferentes espécies de aves.

Fique atento pois pode avistar aves como a Galinha-sultana, o Garçote-comum, o Pato-de-bico-vermelho e o exótico Tecelão-de-cabeça-preta nos juncos e caniçais da lagoa de água doce do Ludo. As salinas são áreas excelentes para observar Flamingos, Colhereiros e os elegantes Pernalongas. Pode ainda observar várias espécies de aves de rapina, incluindo a Águia-calçada, o Milhafre-preto, a Águia-pesqueira, a Águia-sapeira e o Peneireiro-cinzento. Nesta zona pode encontrar mais de 200 espécies de aves durante o ano, sendo um dos melhores locais para a fotografia de aves no Algarve.

É facilmente acessível pela estrada para a Ilha de Faro. Terá de estacionar o seu carro antes da ponte sobre a Ria Formosa e seguir o caminho à sua direita que conduz ao Ludo. No final de uma longa recta, há um caminho à direita, sinalizado, que passa junto à Lagoa de S. Lourenço, entrando depois no Ludo. Mais à frente, pode retomar o caminho inicial para regressar ao ponto de partida. Pode visitar a área sozinho ou pode juntar-se a nós num Passeio de Observação de Aves na Ria Formosa para desfrutar deste paraíso natural para a avifauna com um guia local especializado.

Praia de Faro

A Praia de Faro, também conhecida como Ilha de Faro, é um lugar para se visitar na maré baixa onde no Outuno pode avistar aves migratórias como o Pilrito-de-peito-preto, o Fuselo, o Ostraceiro, o Maçarico-real, o Maçarico-galego, a Tarambola-cinzenta e outras limícolas em alimentação na ria. No Inverno a Águia-pesqueira, a Gaivota-de-Audouin e o Garajau-grande são avistadas regularmente e na primavera a fantástica Chilreta.

A Ilha de Faro é facilmente acessível a partir de Faro. Siga as indicações para o aeroporto e na rotunda siga as indicações para a Praia de Faro. Depois de cruzar a ponte para a ilha, vire à esquerda. No final da estrada, percorra o passadiço de madeira que segue para nascente paralelo à Ria Formosa. 

Esta é uma zona que pode visitar sozinho e se quiser um excelente passeio, experimente o nosso Passeio de Barco para Birdwatching na Ria Formosa nos nossos barcos eléctricos e movidos a energia solar.

Parque Ribeirinho de Faro

Este local é o único roteiro preparado para promover a observação de aves em meio urbano no Algarve. É muito interessante para observar aves limícolas durante a maré-baixa e as salinas, por outro lado, são interessantes nas marés-altas, para ver aves como o Flamingo e o Pernalonga. 

Pode chegar aí a partir do centro de Faro, junto da doca, ou à entrada da cidade, vindo na EN 125 do sentido noroeste, junto do teatro municipal. O percurso é ao longo da frente ribeirinha da cidade de Faro, com início perto do teatro municipal. Se gostou de observar aves aqui, pode consultar os nossos Passeios de Barco na Ria Formosacom barcos eléctricos e movidos a energia solar que fazemos pela Ria Formosa de Faro. 

A Ria Formosa é uma Zona Húmida Muito Importante para a Avifauna

Todos os anos, mais de 30 000 aves utilizam a Ria Formosa durante as migrações e o inverno, colocando esta zona húmida entre as três mais importantes de Portugal. Algumas espécies atribuem-lhe mesmo um estatuto de importância europeia, nomeadamente a Andorinha-do-mar-anã, o Alfaiate ou a Gaivota de Audouin, devido às suas importantes populações nidificantes. 

A grande diversidade de habitats que aqui existe, possibilita a ocorrência de um elevado número de espécies, um dos mais elevado do país, sobretudo de aquáticas, onde se destacam as limícolas e os patos e, em menor quantidade, as garças. Destaque para a invernada da Piadeira e a nidificação do Pato-de-bico-vermelho, as maiores do país. Nos espaços terrestres ocorrem ainda diversas espécies de passeriformes florestais, bem como várias rapinas.

Birdwatching em Faro e na Ria Formosa - as nossas recomendações e dicas para principiantes

Aqui estão algumas recomendações para a observação de aves na Ria Formosa, tendo em conta a nossa experiência ao longo dos anos. 

Comece Cedo

A partir do meio-dia no Inverno, e às 10 ou 11 da manhã no Verão, as zonas rurais da Ria Formosa parecem estranhamente desprovidas de aves. Mas se fizer um passeio no campo antes do pequeno-almoço, pode ouvir Toutinegras-dos-valados chilreando nas sebes e o característico dzip-dzip das minúsculas Fuinhas-dos-juncos. Pode até vislumbrar a peculiar Poupa e a residente e inconfundível Pega-azul.

Fique atento

Num passeio ao lado do sapal ou ao longo de bancos de areia pode avistar muitas espécies de aves limícolas. Durante os passeios de barco, preste atenção aos colhereiros e às graciosas garças-brancas e garças-reais.

Olhe para cima

Mesmo se estiver a relaxar numa das maravilhosas praias da Ria Formosa, vale a pena olhar para cima. Pode ver a Andorinha-do-mar, um visitante de verão de longo bico laranja com as pontas pretas que geralmente se vê a peneirar e a mergulhar em busca de alimento! No campo, pode observar o voo gracioso dos coloridos abelharucos e se estiver a tomar uma bebida numa das esplanadas e cafés de Faro, pode ver as cegonhas-brancas nos seus enormes ninhos em cima dos telhados e ouvir as suas vocalizações abrindo e fechando o bico como castanholas, quando os casais se reúnem nos ninhos.

Faça uma pequena pesquisa

Uma boa fonte de informação online é o Guia de Observação de Aves no Algarve. Aqui pode encontrar muitas informações, incluindo um manual para download, lista de aves, mapas e muito mais.

Compre um Guia de Campo

No que diz respeito a guias de campo, o Guia de Campo da Collins é considerado o melhor e mais completo guia das aves de Portugal e da Europa, e recentemente tem o novo guia de Gonçalo Elias: Birding hotspots in the Algarve – At the heart of Ria Formosa publicada pela CreateSpace Independent Publishing Platform com uma boa descrição dos  locais mais interessantes para a observação de aves na Ria Formosa e arredores. 

Esperamos que o nosso Guia de Observação de Aves em Faro e na Ria Formosa o ajude a desfrutar da avifauna da nossa região e se procura formas de vivenciar a natureza no Algarve enquanto pratica turismo responsável, os nossos passeios ecológicos garantem um impacto negativo no meio ambiente local. Também pode consultar os Passeios de Barco na Ria Formosa com barcos eléctricos e movidos a energia solar que fazemos pela Ria Formosa de Faro ou as nossas Experiências e Actividades em Faro . Por favor fique à vontade para nos contactar se tiver alguma questão.

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês