As Melhores Coisas para Ver e Fazer no Parque Natural da Ria Formosa

Abrangendo 60 km da costa algarvia no ponto mais a sul de Portugal, a Ria Formosa é visitada todos os anos por muitas pessoas que querem desfrutar de uma grande variedade de actividades e de paisagens espetaculares. Mas o que pode fazer na sua visita a este parque natural?

Uma miríade de ilhas, sapais e canais que cobrem uma área de 18.400 hectares, a Ria Formosa é o local perfeito para qualquer amante de aventura que deseja perder-se na natureza. Há uma abundância de actividades ao ar livre para desfrutar e não há dois dias iguais aqui.

Reunimos algumas das melhores actividades para aproveitar nas suas férias, incluindo caminhadas e ciclismo, observação de aves e degustação da culinária local. Continue a ler para saber mais sobre as nossas experiências em Faro e actividades na Ria Formosa.

Assim, quer sonhe com praias arenosas, avistar aves raras e belas, ou andar de caiaque em águas cristalinas, há algo para todos no Parque Natural da Ria Formosa. Ora, contacte-nos. para saber mais! Mas para já, vamos fazer o nosso tour virtual.

Observação de Aves na Ria Formosa

Considerado um dos melhores locais para observação de aves no Algarve, mais de 200 espécies de aves percorrem os céus da Ria Formosa durante todo o ano.

Entre elas, estão muitas espécies raras ou ameaçadas de extinção, incluindo a poupa, o flamingo, a pega-azul e até o Caimão, que se tornou o símbolo do parque. 

Se é fã de aves, vai adorar o nosso Passeio de Barco em Faro – Birdwatching na Ria Formosa. Durante 2,5 horas a partir das 12h todos os dias, o nosso guia irá levá-lo num tranquilo passeio de barco ecológico pela Ria Formosa - um dos melhores locais em Portugal para a observação de aves. 

Ou, se preferir explorar a zona a pé, experimente o nosso Passeio de Observação de Aves na Ria Formosa. Este passeio a pé tem a duração de 3 horas e explora as áreas protegidas do Ludo e Quinta do Lago.

A Galinha-sultana é uma das muitas espécies de aves que pode encontrar no Parque Natural da Ria Formosa. Foto: Roberto Vivancos

A Maravilhosa Vida Selvagem da Ria Formosa 

Embora mais conhecida pela observação de aves, o diverficado ecossistema da Ria Formosa também abriga uma abundância de animais, incluindo 34 espécies diferentes de mamíferos, 19 espécies de répteis e 12 espécies de anfíbios.

Um verdadeiro hotspot de vida selvagem, o parque está repleto de habitantes - desde lontras e genetas ao ameaçado camaleão-comum e até mesmo cavalos-marinhos.

Camaleão na Ria Formosa, Faro - Algarve
Um Camaleão na Ria Formosa, Faro - Algarve

A Fantástica Flora da Ria Formosa

Com diversos habitats, incluindo ilhas-barreira, bancos de areia, sapais, dunas, lagoas de água doce, lagoas de água salobra, ribeiras, matas e terras agrícolas, a variada biodiversidade da Ria Formosa é essencial para a continuação das muitas espécies de plantas e animais que nela vivem.

Na Lands, não reconhecemos apenas a importância de manter um ecossistema tão delicado – nós também o defendemos, mantendo o nosso impacto ambiental ao mínimo e garantindo que os nossos passeios sejam sustentáveis e ecologicamente correctas.

Entre outros, os entusiastas das flores podem esperar ver o Cravo-das-areias, o Cardo-marítimo e os Cordeirinhos-das-praias nas dunas, e o vibrante Salgado com as flores rosas e roxas pontilhando os sapais. 

Se nos estiver a visitar no final do verão, fique de olho também nas pétalas brancas do Narciso-das-areias!

O Narciso-das-areias é uma das muitas plantas que ocorrem no Parque. Foto: Iñigo Ibisate

Reme pela Ria Formosa num Kayak

Alugar um kayak é uma óptima opção para uma aventura em família, ou se quiser explorar a tranquila e protegida laguna da Ria Formosa ao seu próprio ritmo.

Desfrute da beleza natural do parque enquanto rema pelas águas calmas dos canais e sapais em direção a ilhas isoladas e praias de tirar o fôlego.

Se estar na água está no topo da sua lista de desejos, dê uma vista de olhos ao nosso Passeios de Kayak na Ria Formosa. Neste passeio guiado de 2 horas fornecemos tudo o que precisa e inclui uma lição breve sobre como utilizar um caiaque; por isso, é perfeito até mesmo para que nunca andou de kayak!

Um casal de kayak num dos canais da Ria Formosa

Perca-se nas Dunas da Ilha Deserta

As dunas desertas e as águas cristalinas que rodeiam esta área protegida, fazem das ilhas da Ria Formosa um local de sonho. Existem cinco ilhas no parque, incluindo Cabanas, Tavira, Armona, Culatra e a Ilha Deserta (também conhecida como Ilha da Barreta). 

Vai encontrar praias de areia fina e branca, águas cristalinas e também peixes e mariscos frescos em qualquer uma dessas ilhas da costa do Algarve. 

Se quer visitar algumas das ilhas perto de Faro, os nossos passeios de barco privados com barcos movidos a energia solar podem fazer um passeio até um dos nossos locais favoritos - a Barrinha, que fica mesmo em frente à Ilha Deserta e fora da rota turística. 

Um barco movido a energia solar na Barrinha – Ria Formosa, uma das mais belas praias do Algarve

Caminhar e Pedalar na Ria Formosa

Quer prefira um passeio descontraído ou uma caminhada de tirar o fôlego, com uma vasta oferta de caminhos e trilhos na Ria Formosa, terá a certeza de encontrar o percurso certo para si.

Desfrute dos pinhais , sapais e salinas no nosso Passeio Pedestre da Ria Formosa. Durante este passeio de 3 horas, os nossos guias especializados falarão sobre os métodos tradicionais de extracção de sal, o cultivo de amêijoas, a flora e a fauna e muito mais! 

Se lhe apetecer sentir a areia entre os pés, a Praia de Faro é de visita obrigatória.

Com dunas e um trilho de 7,6 km de extensão, este local privilegiado perto de Montenegro combina a diversão de férias na praia com a emoção da aventura. Durante julho e agosto, é bastante movimentado, por isso recomendamos uma visita fora dos meses de verão.

Com 2,5 km de extensão, o Percurso Pedestre do Centro de Educação Ambiental de Marim é muito mais do que um passeio no parque. Passando por zonas de mata e de sapais, este percurso leva em média 2 horas a ser concluído e tem vários locais interessantes onde pode parar, incluindo um centro de interpretação animal, exposições educativas e observatórios para ver algumas das aves da Ria Formosa. 

Há também muito percursos cicláveis na Ria Formosa, com vários níveis de dificuldade. A maioria é pavimentada e bem sinalizada, e pode facilmente alugar uma bicicleta mecânica ou elétrica numa das muitas lojas da região.

Passeio na Ria Formosa perto de Faro, Algarve
Percurso Pedestre do Centro de Educação Ambiental de Marim

Comer na Ria Formosa

A Ria Formosa oferece uma deliciosa variedade de peixe e marisco para se deliciar. Com as suas águas costeiras cristalinas, a região é conhecida pelas suas opções frescas e suculentas. 

Das sardinhas assadas às deliciosas amêijoas e gambas, a Ria Formosa oferece delícias aos amantes de marisco com sabores requintados e delícias culinárias. Aqui, pode experimentar ostras, mariscos e peixe do dia.

Quer prefira pratos tradicionais portugueses ou criações locais inovadoras, a Ria Formosa promete uma aventura gastronómica para os amantes de marisco.

Comece a sua Aventura na Ria Formosa com a Lands

Com tanto para oferecer, é fácil perceber porque é que o Parque Natural da Ria Formosa é uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal — só tem de escolher o que vai fazer primeiro!

Consulte a gama de passeios na Ria Formosa que oferecemos, incluindo passeios de barco ecológico informativos e acessíveis, passeios de kayak, passeios pedestres e passeios de observação de aves, e deixe-nos ajudar a desfrutar ao máximo da sua viagem. 

Além disso, enquanto especialistas em ecoturismo no Algarve, pode ter a certeza que está a criar memórias inesquecíveis de uma forma ambientalmente sustentável boa para si e para o planeta!

Se tiver alguma dúvida sobre como operamos ou sobre os nossos passeios, não hesite e contacte-nos..

Deixe um Comentário

pt_PTPortuguês
Open chat
Aqui para ajudar
Olá! Como podemos ajudar hoje?