(+351) 914 539 511 mail@lands.pt

10 Locais a Visitar na Ria Formosa, Algarve

Situada no Algarve, a Ria Formosa é um Parque Natural desde 1987.

É a maior zona húmida do sul de Portugal com cerca de 11.000 hectares ao longo de cerca de 60 km de costa, entre o Ancão (Loulé) e a Manta Rota (Vila Real de Santo António). Forma um sistema estuarino-lagunar onde uma vasta área de sapais, ilhotes e canais se encontra protegida por cordões arenosos que formam duas penínsulas (Ancão e Cacela) e cinco ilhas-barreira (Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas).

Este incrível Parque Natural é um dos locais a visitar nas suas férias no Algarve e aqui estão os 10 locais a visitar durante a sua visita à Ria Formosa.

1. Vista Aérea da Ria Formosa

10 Locais a Visitar na Ria Formosa, Algarve

Na chegada ao aeroporto de Faro, fique de olho na Ria Formosa. A paisagem é impressionante e só do ar é que consegue ter uma ideia do quão incrível realmente é.

2. Miradouro da Igreja Sé de Faro para a Ria Formosa

Vista espectacular sobre Faro e a Ria Formosa desde a Igreja Sé de Faro

A Sé Catedral de Faro, também conhecida por Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria, situa-se na zona histórica de Faro. Suba os sinuosos degraus até ao topo da torre sineira de um dos locais de visita obrigatória em Faro.

Para quem não é residente a entrada é paga, mas a subida à torre sineira é um dos locais a não perder, recompensando-nos com uma vista espectacular sobre Faro e a Ria Formosa.

3. Pôr-do-Sol no cais junto à Marina de Faro

Pôr-do-Sol no cais junto à Marina de Faro

A plataforma flutuante do cais junto à Marina de Faro é um dos melhores locais de Faro para apreciar o pôr-do-sol na Ria Formosa.

4. Cacela Velha

Cacela Velha

Situada na zona mais oriental da Ria Formosa e no topo de uma falésia em frente à laguna, esta aldeia caiada de branco é uma lembrança de como o Algarve devia ser há meio século. Desfrute das vistas deslumbrantes para a Ria Formosa desde o topo da pitoresca Cacela Velha. Esta aldeia é considerada a “Pérola do Algarve”.

5. Os sapais da Ria Formosa

Os sapais da Ria Formosa

Os deslumbrantes sapais da Ria Formosa são um dos mais ricos e produtivos de todos os ecossistemas na Terra e estão continuamente cobertos e descobertos pela maré alta e baixa.

6. A paisagem desde o topo do Farol do Cabo de Santa Maria

A paisagem desde o topo do Farol do Cabo de Santa Maria

Para chegar até ao cimo do Farol do Cabo de Santa Maria, na Ilha da Culatra, em Faro é preciso subir 220 degraus! Quem conseguir é recompensado no momento em que sair para o varandim, situado a cerca de 45 metros de altura. É uma vista única sobre o mar e a Ria Formosa, mas também sobre Faro, Olhão, o Cerro de São Miguel e até São Brás de Alportel.

7. Barra da Armona na Fuzeta

Barra da Armona na Fuzeta

A Barra da Armona só é acessível de barco e é um local onde se pode desfrutar de natureza intocada, inúmeras aves e praias pouco movimentadas com vastas extensões de areia e águas cristalinas.

8. Tavira

Tavira

Tavira é uma das vilas mais bonitas e encantadoras do Algarve. Dos limites da cidade pode admirar as suas praias separadas pela laguna costeira da Ria Formosa e colinas cobertas de pomares.

9. Praia do Barril

Praia do Barril

O Barril é uma praia idílica algarvia situada na ilha de Tavira, conhecida pelo seu cemitério de âncoras. Já foi um antigo Arraial, estrutura de apoio às armações de pesca que funcionavam nos meses de verão (sobretudo para captura do atum). Neste arraial, fundado em 1841, terão chegado a viver cerca de 80 pescadores e as suas famílias. Ao longo das dunas de areia da praia encontram-se as âncoras que outrora eram utilizadas pela frota de pesca do atum e este memorial enferrujado único é conhecido como o cemitério de âncoras.

10. As Salinas da Ria Formosa

As Salinas da Ria Formosa

A geografia e o clima do Algarve são perfeitos para o aproveitamento de um dos seus recursos naturais: o sal marinho. Originalmente sapais, essas grandes salinas rectangulares cobrem uma área considerável e ainda hoje produzem sal. Embora sejam um habitat artificial, estas áreas são um verdadeiro santuário para as aves aquáticas. É também nas salinas que podemos observar o inconfundível Flamingo-comum e muitas outras espécies de aves.

Se está de férias no Algarve e à procura de coisas para fazer, consulte os eco-tours de barco e as experiências que temos disponíveis na Ria Formosa com partidas de Faro.

pt_PTPortuguês