10 Paisagens Imperdíveis na Ria Formosa

Situada no Algarve, a Ria Formosa é um Parque Natural desde 1987. É a maior zona húmida do Sul de Portugal e abrange quase 18.400 hectares ao longo de cerca de 60 km (38 milhas) da costa. Está repleta de paisagens lindíssimas para explorar. 

A Ria Formosa situa-se entre o Ancão (Loulé) e a Manta Rota (Vila Real de Santo António) e é formada por um sistema estuarino-lagunar de sapais, enseadas e canais protegidos por robustas faixas de areia. 

De Oeste para Este temos a Península do Ancão, a Ilha da Barreta também conhecida como Ilha Deserta, a Ilha da Culatra, a Ilha da Armona, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas e a Península de Cacela.

Este fantástico parque natural é um local de visita obrigatória durante as suas férias no Algarve. Para o ajudar na sua visita a esta área protegida, selecionámos dez paisagens a não perder na Ria Formosa. Se quiser mais conselhos sobre como visitar o Algarve, contacte-nos. .

1. Desfrute da Vista Aérea da Ria Formosa

10 Locais a Visitar na Ria Formosa, Algarve

 

Upon your arrival at Faro airport, keep your eyes peeled for the Ria Formosa. It is an impressive and complex landscape that is simply breathtaking from the air.

2. View the Ria Formosa From the Top of the Cathedral of Faro

Vista espectacular sobre Faro e a Ria Formosa desde a Igreja Sé de Faro

 

A Sé Catedral de Faro, na Igreja de Santa Maria, situa-se na zona histórica de Faro. Suba os sinuosos degraus até ao topo da torre sineira de um dos locais de visita obrigatória em Faro. Vale a pena aumentar sua frequência cardíaca!

Para quem não é residente, a entrada é paga, mas esta visita à torre sineira é uma visita a não perder no Algarve. Por um pequeno preço, será recompensado com uma vista espectacular sobre Faro e a Ria Formosa.

3. Watch a Sunset at the Marina of Faro

Pôr-do-Sol no cais junto à Marina de Faro

 

A plataforma flutuante do cais junto à Marina de Faro é um dos melhores locais de Faro para apreciar o pôr-do-sol na Ria Formosa. Traga a sua câmara, não vai querer perder esta vista espetacular.

4. Visite Cacela Velha no Algarve

Cacela Velha

 

Situada na zona mais oriental da Ria Formosa e no topo de uma falésia em frente à laguna, esta aldeia caiada de branco é uma lembrança de como o Algarve devia ser há meio século.

Desfrute das vistas deslumbrantes para a Ria Formosa desde o topo da pitoresca Cacela Velha. Esta aldeia é considerada a “Pérola do Algarve”.

5. See the Otherworldly Salt Marshes of the Ria Formosa

Os sapais da Ria Formosa

 

Os deslumbrantes sapais da Ria Formosa são um dos mais ricos e produtivos de todos os ecossistemas na Terra e estão continuamente cobertos e descobertos pela maré alta e baixa. Saiba mais sobre a flora e a fauna da Ria Formosa aqui.

6. Climb the Lighthouse of Cape Santa Maria for Spectacular Scenery

A paisagem desde o topo do Farol do Cabo de Santa Maria

 

Para chegar até ao cimo do Farol do Cabo de Santa Maria, na Ilha da Culatra, em Faro é preciso subir 220 degraus! Quem conseguir é recompensado no momento em que sair para o varandim, situado a cerca de 45 metros de altura. É uma vista única sobre o mar e a Ria Formosa, mas também sobre Faro, Olhão, o Cerro de São Miguel e até São Brás de Alportel.

7. Navegue até à Barra da Armona na Fuzeta

Barra da Armona na Fuzeta

 

A Barra da Armona só é acessível de barco e é um local onde se pode desfrutar de natureza intocada, inúmeras aves e praias pouco movimentadas com vastas extensões de areia e águas cristalinas.

8. Walk the Streets of Tavira

Tavira

 

Tavira é uma das vilas mais bonitas e encantadoras do Algarve. Dos limites da cidade pode admirar as suas praias separadas pela laguna costeira da Ria Formosa e colinas cobertas de pomares.

9. Relax on Barril Beach

Praia do Barril

 

O Barril é uma praia idílica do Algarve situada na ilha de Tavira, conhecida pelas suas âncoras. Este local foi outrora o lar de uma pequena comunidade de pescadores de atum. 

You can find the anchors once used by the tuna fishing fleet facing the dunes. This unique and rusting memorial is known as the Cemetery of Anchors.

10. Discover the Salinas of the Ria Formosa

As Salinas da Ria Formosa

 

The geography and climate of the Algarve are perfect for one of its natural resources: sea salt. Originally salt marshes, these large rectangular saltpans (salinas in Portuguese) are still producing salt nowadays. 

These areas are a favourite feeding site for wading birds. It is also in the salinas where we can see the Greater Flamingo and muitas outras espécies de aves.

Se está de férias no Algarve e procura coisas para fazer, consulte os nossos passeios de barco solar ecológicos na Ria Formosa e os actividades em Faro. Existem muitas maneiras de explorar esta bela parte do mundo de maneira ecológica.

Sinta-se à vontade para nos contactar se tiver alguma dúvida sobre qualquer uma de nossas experiências! Estamos à sua espera no Algarve.

pt_PTPortuguês
Open chat
Aqui para ajudar
Olá! Como podemos ajudar hoje?