" >

Passeio Pedestre no Ludo & Quinta do Lago – Ria Formosa – Faro

Guided Walks in Ria Formosa Algarve

Junte-se a nós neste passeio pedestre na Ria Formosa. Venha explorar a pé o Ludo e a Quinta do Lago. Na companhia de um guia de natureza irá descobrir um dos melhores locais mais interessantes para a observação de aves no Algarve.

Resumo

Venha conhecer a Ria Formosa neste passeio pedestre numa das das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Desfrute de uma passeio pedestre de 3 horas pelos pinhais, sapais e salinas da Ria Formosa nos locais protegidos do Ludo e da Quinta do Lago. Esta é uma visita guiada onde terá oportunidade de se encantar com a beleza natural desta área protegida no Algarve. Na companhia de um entusiasta guia de natureza poderá aprender um pouco mais sobre a fauna e flora deste local, a extracção de sal e os viveiros de amêijoas e ostras da Ria Formosa.

Informação sobre o passeio

3 horas
120,00 € (por grupo até 4 pessoas)
Passeio em privado
passeio pedestre em privado acompanhado por um guia de natureza
transfer desde o ponto de encontro até ao local do início do passeio pedestre e regresso

Marina de Faro | Faro

Edifício Ginásio Clube Naval – Piso 0
Marina de Faro
8000-541 Faro Algarve – Portugal

37°00’54.5″N 7°56’13.6″W
37.015127, -7.937104
obter direcções »

14h 00min
são possíveis outros horários de saída
disponível todos os dias durante todo o ano
Dificuldade: muito fácil
Tipo de percurso: circular
Extensão do percurso: 6 km (3.73 milhas)
Duração aprox.: 3 horas

Descrição

Venha conhecer os pinhais, sapais e salinas mais interessantes do Parque Natural da Ria Formosa. Este é um passeio pedestre na companhia de um guia de natureza onde irá descobrir porque é que a Ria Formosa foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Parta à descoberta da Ria Formosa numa visita guiada a uma zona protegida que acolhe muitas espécies de aves. Neste passeio pedestre em privado exploramos os locais protegidos do Ludo e da Quinta do Lago. Estes são sítios extraordinários para birdwatching, sendo considerados dos melhores locais para a observação de aves no Algarve.

O passeio tem inicio na zona do Quinta do Lago com uma excelente panorâmica sobre a zona lagunar, o sapal e as dunas das ilhas-barreiras de uma das áreas protegidas mais importantes da Europa.

Durante a baixa-mar é possível observar a vegetação típica do sapal e animais como os caranguejos Boca-cava-terra e inúmeras aves aquáticas que se alimentam de pequenos organismos. Terá também oportunidade de ver os mariscadores a trabalhar nos seus viveiros e aprender um pouco mais com o seu guia de natureza sobre esta importante actividade económica.

O percurso segue em direcção a um complexo de salinas onde pode saber mais sobre o processo tradicional de extracção de sal. As salinas do Algarve são famosas pela qualidade do seu sal, outrora chamado o ouro branco. Enquanto fica a saber que áreas como esta são responsáveis por uma importante quota de produção de sal em Portugal, mantenha-se atento poderá encontrar os coloridos flamingos assim como muitas outras espécies de aves que são comuns neste tipo de ambientes, pois este é um percurso num dos melhores locais para birdwatching no Algarve.

O trilho continua por zonas de pinhais onde se podem observar aves como a poupa e os chapins e também algumas plantas aromáticas. Ao chegar ao lago de água doce, o observatório de aves merece uma paragem. Aqui o seu guia de natureza irá tentar encontrar o Caimão ou Galinha-sultana para que fique a conhecer a ave eleita o símbolo deste Parque Natural. Já de regresso, o trilho continua junto à zona lagunar e ao extraordinário cenário da Ria Formosa.

O Ludo e a Quinta do Lago são dois locais fantásticos para fazer uma caminhada. Neste passeio pedestre garantimos-lhe uma experiência memorável a desfrutar da natureza desta fantástica área protegida no Algarve.

Os passeios pedestres estão disponíveis durante todo o ano com partidas diárias de Faro .

Útil saber / Recomendamos

  • Traga calçado adequado e confortável. Calçado apropriado é fundamental pois alguns trilhos podem ser pedregosos ou escorregadios. Uns sapatos de trekking ou botas com protecção para os tornozelos e sola de boa aderência são o ideal.
  • Os bastões são úteis se não essenciais.
  • Um impermeável e roupa confortável são recomendáveis. Um conselho: calças são preferíveis a calções devido à vegetação rasteira.
  • Aconselhamos uma pequena mochila para trazer o seu lanche, um chapéu e um bom protector solar.
  • Binóculos e/uma máquina fotográfica são uma excelente ideia.
  • Lembre-se de trazer água suficiente para evitar a desidratação.
  • Não tire mais que fotos e não deixe mais que pegadas.
  • Caminhe sempre em segurança, seguindo as indicações do seu guia.
  • Os percursos podem sofrer alterações devido às condições climatéricas ou à condição física dos participantes caso os nossos guias considerarem aconselhável.
  • Os horários de partidas e chegadas, a duração e os itinerários das actividades estão sujeitos a alterações sem aviso prévio em função da segurança determinada pelas condições atmosféricas, de ventos, de marés e/ou por quaisquer outras circunstâncias alheias à Lands – Turismo na Natureza.

Sobre os nossos passeios pedestres

  • Os nossos passeios são acompanhados por guias de natureza experientes, dedicados, entusiastas e com um elevado nível de conhecimentos acerca da região, flora, fauna, costumes e tradições locais.
  • Todos os itinerários foram desenhados para lhe dar a conhecer o que de melhor a região tem para lhe oferecer, para que desfrute ao máximo do contacto com a natureza.
  • Os percursos são adaptados não só aos interesses dos participantes mas também ao seu nível de experiência de caminhada, quer iniciantes quer com maior experiência.

« | »
Contate-nos
(+351) 914 539 511