" >

Passeio Pedestre em Marim – Ria Formosa – Olhão

Guided Walks in Marim Ria Formosa Olhão Algarve

Venha conhecer a Ria Formosa num passeio pedestre à sede deste Parque Natural. Divirta-se a descobrir esta área protegida no Algarve numa caminhada na sede da maior laguna costeira do Sul de Portugal.

Resumo

Este é um fantástico passeio pedestre na sede do Parque Natural da Ria Formosa.

Neste percurso pedestre de 2 horas terá oportunidade de explorar os pinhais, lagos de água doce, sapais, antigos moinhos de maré e ruínas romanas do Centro de Educação Ambiental de Marim, em pleno coração da Ria Formosa, e descobrir mais sobre o património natural desta área protegida no Algarve.

Informação sobre o passeio

2 horas
120,00 € (por grupo até 4 pessoas)
Passeio em privado
passeio pedestre em privado acompanhado por um guia de natureza
transfer desde o ponto de encontro até ao local do início do passeio pedestre e regresso

Marina de Faro | Faro

Edifício Ginásio Clube Naval – Piso 0
Marina de Faro
8000-541 Faro Algarve – Portugal

37°00’54.5″N 7°56’13.6″W
37.015127, -7.937104
obter direcções »

14h 00min
são possíveis outros horários de saída
disponível todos os dias durante todo o ano
Dificuldade: muito fácil
Tipo de percurso: circular
Extensão do percurso: 4 km (2.48 milhas)
Duração aprox.: 2 horas

Descrição

Neste passeio pedestre na Ria Formosa terá oportunidade de conhecer os pinhais, lagos de água doce, sapais, antigos moinhos de maré e ruínas romanas do Centro de Educação Ambiental de Marim.

Perto da cidade de Olhão e em pleno coração da Ria Formosa, neste percurso pedestre terá oportunidade de aprender um pouco mais acerca da mais importante zona húmida do Sul de Portugal na companhia de um guia de natureza.

Este passeio tem inicio numa zona de pinhal onde terá oportunidade de explorar a vegetação típica da mata mediterrânea. Irá encontrar algumas das mais interessantes plantas silvestres do Algarve incluindo vários tipos de estevas e tojo, a palmeira-anã e o medronho e também muitas plantas aromáticas como rosmaninho, alecrim e tomilho.

A Primavera torna esta visita guiada ainda mais interessante pois as flores silvestres estão em pleno esplendor. De finais de Fevereiro até Maio irá deslumbrar-se com as orquídeas selvagens que aqui ocorrem e muitas outras espécies que estão em plena floração.

O percurso continua por zonas de dunas e sapais onde terá oportunidade de conhecer algumas das aves que ocorrem na mais importante zona húmida do Sul de Portugal. Aqui é possível observar aves como a cegonha-branca, o colhereiro, o pernalonga e a garça-branca. As zonas de sapal proporcionam também avistamentos de diversas espécies de aves límicolas, sobretudo na altura da maré-baixa.

Neste passeio está também planeada uma visita ao moinho-de-maré para aprender um pouco mais acerca deste antigo engenho e desfrutar de uma vista deslumbrante para a Ilha da Armona e a Ilha da Culatra.

Nesta visita guiada, merece ainda destaque a possibilidade de observar a Galinha-sultana, ave eleita o símbolo deste Parque Natural assim como os tanques de salga romanos.

O trilho continua por zonas de pinhais onde, de regresso, se podem observar aves como pega-azul, toutinegra-de-cabeça-preta e muitas outras espécies de passeriformes que ocorrem nas matas deste Parque Natural.

Neste passeio pedestre garantimos-lhe uma experiência memorável a desfrutar da natureza desta fantástica área protegida no Algarve.

Os passeios pedestres estão disponíveis durante todo o ano com partidas diárias de Faro.

Útil saber / Recomendamos

  • Traga calçado adequado e confortável. Calçado apropriado é fundamental pois alguns trilhos podem ser pedregosos ou escorregadios. Uns sapatos de trekking ou botas com protecção para os tornozelos e sola de boa aderência são o ideal.
  • Os bastões são úteis se não essenciais.
  • Um impermeável e roupa confortável são recomendáveis. Um conselho: calças são preferíveis a calções devido à vegetação rasteira.
  • Aconselhamos uma pequena mochila para trazer o seu lanche, um chapéu e um bom protector solar.
  • Binóculos e/uma máquina fotográfica são uma excelente ideia.
  • Lembre-se de trazer água suficiente para evitar a desidratação.
  • Não tire mais que fotos e não deixe mais que pegadas.
  • Caminhe sempre em segurança, seguindo as indicações do seu guia.
  • Os percursos podem sofrer alterações devido às condições climatéricas ou à condição física dos participantes caso os nossos guias considerarem aconselhável.
  • Os horários de partidas e chegadas, a duração e os itinerários das actividades estão sujeitos a alterações sem aviso prévio em função da segurança determinada pelas condições atmosféricas, de ventos, de marés e/ou por quaisquer outras circunstâncias alheias à Lands – Turismo na Natureza.

Sobre os nossos passeios pedestres

  • Os nossos passeios são acompanhados por guias de natureza experientes, dedicados, entusiastas e com um elevado nível de conhecimentos acerca da região, flora, fauna, costumes e tradições locais.
  • Todos os itinerários foram desenhados para lhe dar a conhecer o que de melhor a região tem para lhe oferecer, para que desfrute ao máximo do contacto com a natureza.
  • Os percursos são adaptados não só aos interesses dos participantes mas também ao seu nível de experiência de caminhada, quer iniciantes quer com maior experiência.

« | »
Contate-nos
(+351) 914 539 511