" >

Birdwatching nos sapais de Castro Marim – Algarve

Birdwatching Castro Marim Algarve

Junte-se a nós neste passeio de observação de aves em Castro Marim. Explore um dos locais mais interessantes para birdwatching no Algarve na companhia de um guia e descubra uma área protegida onde ocorrem cerca de 200 espécies diferentes de aves.

Resumo

Se está no Algarve e gosta de observar aves, este é um passeio de birdwatching na primeira reserva natural criada em Portugal.

Desfrute de um passeio de 4 horas em privado nos sapais de Castro Marim e descubra, na companhia de um guia de natureza, uma reserva natural onde todos os anos ocorrem milhares de aves aquáticas.

Informação sobre o passeio

4 horas
190,00 € (por grupo até 4 pessoas)
Passeio em privado
passeio de birdwatching em privado acompanhado por um guia de natureza
utilização de binóculos, telescópio e de manuais de identificação de aves

Marina de Faro | Faro

Edifício Ginásio Clube Naval – Piso 0
Marina de Faro
8000-541 Faro Algarve – Portugal

37°00’54.5″N 7°56’13.6″W
37.015127, -7.937104
obter direcções »

08h 30min
disponível todos os dias durante todo o ano

Descrição

Neste passeio em privado exploramos a reserva natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Esta zona húmida do Sotavento Algarvio é um local excelente para birdwatching e uma das 10 zonas húmidas mais importantes para as aves em Portugal.

Divirta-se a descobrir um paraíso para a observação de aves no Algarve. O seu guia de natureza vai partilhar consigo todas as espécies de aves avistadas. Deixe-se contagiar pelo seu entusiasmo e aproveite ao máximo esta saída de birdwatching.

O sapal de Castro Marim encontra-se no extremo leste do Algarve perto da foz do rio Guadiana, a fronteira natural entre Portugal e Espanha. Os habitats desta zona húmida abrigam uma grande diversidade de aves e incluem sapais, canais e esteiros sob influência de marés, terrenos agrícolas, pastagens, alfarrobais e salinas onde se produz o famoso sal do Algarve.

O flamingo e o pernilongo, ave eleita o símbolo desta área protegida, são algumas das aves mais emblemáticas que se podem observar ao longo de todo o ano. Este é também um local excelente para a observação de aves como o alfaiate, o maçarico-de-bico-direito, o borrelho-de-coleira-interrompida, o colhereiro e a cegonha-branca.

Castro Marim é o único local em Portugal onde é possível observar a calhandrinha-das-marismas merecendo ainda destaque o alcaravão, o sisão, o picanço-real e a gaivota de Audouiin.

É um dos melhores locais para a observação de gaivota-de-bico-fino no Algarve e durante a época mais fria do ano, a probabilidade de observar espécies como o mergulhão-de-pescoço-preto e o garajau-grande é excelente.

O abelharuco, a perdiz-do-mar, o pato-branco, o tartaranhão-caçador e a andorinha-do-mar-anã são algumas das aves mais emblemáticas durante a época reprodutora. Merece ainda destaque o cuco-rabilongo, sendo Castro Marim um dos locais de referência no Algarve para observar esta ave estival.

Este é um local extraordinário para a observação de aves. Neste passeio garantimos-lhe uma experiência memorável a desfrutar da enorme diversidade de aves desta fantástica área protegida no Algarve.

Neste passeio alguns dos locais visitados são os sapais de Venta Moinhos, as salinas do Cerro do Bufo e o esteiro da Carrasqueira. O acesso a estes locais é feito de carro mas devido à sua vulnerabilidade, as zonas são exploradas sobretudo a pé. Por favor tenha em conta que o acesso a algumas zonas desta reserva natural é limitado e as visitas não são permitidas. Durante o passeio agradecemos que siga as orientações do seu guia.

Os passeios de birdwatching estão disponíveis durante todo o ano com várias saídas diárias e partidas de Faro e Tavira.

Útil saber / Recomendamos

  • Traga calçado adequado e confortável.
  • Aconselhamos uma pequena mochila para trazer o seu lanche, um chapéu e um bom protector solar.
  • Uma máquina fotográfica é uma excelente ideia.
  • Lembre-se de trazer água suficiente para evitar a desidratação.
  • Evite perturbar as aves ou outros animais silvestres. Respeite os períodos mais sensíveis, em especial a nidificação, evitando a perturbação de ninhos, colónias e outros locais de dependência.
  • Respeite os outros observadores de aves e seja discreto, evite provocar a fuga de aves que são objecto de observação.
  • Não tire mais que fotos e não deixe mais que pegadas.
  • Desfrute desta actividade em segurança, seguindo as indicações do seu guia, em especial as referentes às questões de segurança.
  • As actividades podem sofrer alterações devido às condições climatéricas ou à condição física dos participantes caso os nossos guias considerarem aconselhável.
  • Os horários de partidas e chegadas, a duração e os itinerários das actividades estão sujeitos a alterações sem aviso prévio em função da segurança determinada pelas condições atmosféricas, de ventos, de marés e/ou por quaisquer outras circunstâncias alheias à Lands – Turismo na Natureza.

Sobre os nossos passeios de birdwatching

  • Os passeios são acompanhados por guias de natureza experientes e conhecedores dos locais.
  • Os passeios são sobretudo orientados para a observação de aves todavia, não são esquecidos outros aspectos acerca dos locais visitados nomeadamente o seu património natural e cultural.
  • As visitas são adaptadas não só aos interesses dos participantes mas também ao seu nível de experiência, quer iniciantes quer observadores com maior experiência.

« | »
Contate-nos
(+351) 914 539 511