" >

BirdWatching férias no Algarve

Birdwatching in the Algarve Ria Formosa | Lands - Turismo na Natureza

O Algarve é uma das regiões mais interessantes para a observação de aves no Sul de Portugal. Com a presença regular de mais de 250 espécies de aves ao longo do ano, oferecemos programas de turismo ornitológico no Algarve onde terá oportunidade de observar aves de rapina, aves marinhas, limícolas, patos e muitas outras espécies.

Resumo

Se gosta de fazer observação de aves, esta é a solução indicada para si ou para o seu grupo. Seleccionámos criteriosamente alguns dos melhores hotspots para a observação de aves no Sul de Portugal para que possa conhecer a extraordinária avifauna do Algarve assim como algumas das raridades que ocorrem na região.

A duração do programa pode ser ajustada de acordo com a sua preferência, incluindo mais ou menos locais ou reduzindo programas de 7 dias para apenas 5 ou até mesmo 3 dias de observação de aves no Algarve.

Descrição

Localizado no extremo sudoeste da Europa, o Algarve é uma região de clima ameno com uma grande riqueza paisagística e diversidade de habitats onde ocorre um grande número de espécies de flora e de fauna.

Cerca de 40% da região está classificada como Rede Natura 2000 e a sua maioria está classificada nacional e internacionalmente como zona de protecção especial para aves e áreas importantes para as aves ou IBAs (do inglês Important Bird Areas).

Com vários locais com uma reconhecida importância ornitológica, a região do Algarve é considerada uma das zonas mais interessantes para birdwatching em Portugal.

Com a presença regular de mais de 250 espécies de aves ao longo do ano, o Algarve é a região continental do país onde anualmente são observadas mais raridades oriundas de África, Norte da América e Norte da Europa.

A Lands organiza visitas guiadas a alguns dos melhores hotspots para a observação de aves no Algarve tais como a Ria Formosa e o sapal de Castro Marim, umas das principais zonas húmidas do país onde ocorrem milhares de aves aquáticas, algumas das quais bastante raras. Outros dos locais visitados são a Lagoa dos Salgados, uma das únicas zonas húmidas de características palustres do Barlavento Algarvio e a Península de Sagres, o principal corredor migratório de aves de rapina e aves planadoras de Portugal, por onde passam anualmente milhares de aves migratórias.

Os programas são planeados para possa conhecer os melhores locais para observação de aves no sul de Portugal e a extraordinária avifauna do Algarve.

Os programas podem ser desenhados de acordo com a sua preferência ou as necessidades do seu grupo incluindo mais ou menos locais e/ou até mesmo outros passeios e actividades, como um passeio de barco para observação de aves, uma saída pelágica para observação de aves marinhas ou um passeio de kayak.

A experiência revelou-nos que muitas pessoas preferem organizar programas à sua medida. Por esta razão, a duração dos programas também pode ser ajustada de acordo com o que pretende, incluindo mais saídas ou reduzindo os programas de 7 para apenas 5 ou até mesmo 3 dias de observação de aves no Algarve.

Se é um operador turístico ou uma agência de viagens, é importante saber que temos parcerias com várias unidades de alojamento para que possa incluir dormida na sua viagem de bidrwatching. Contacte-nos para conhecer as nossas soluções.

Os nossos programas são acompanhados por guias de natureza experientes, dedicados e com um elevado nível de conhecimentos acerca de aves, dos locais visitados e da região, garantindo-lhe uma experiência de qualidade.

Útil saber / Recomendamos

  • Traga calçado adequado e confortável.
  • Aconselhamos uma pequena mochila para trazer o seu lanche, um chapéu e um bom protector solar.
  • Uma máquina fotográfica é uma excelente ideia.
  • Lembre-se de trazer água suficiente para evitar a desidratação.
  • Evite perturbar as aves ou outros animais silvestres. Respeite os períodos mais sensíveis, em especial a nidificação, evitando a perturbação de ninhos, colónias e outros locais de dependência.
  • Respeite os outros observadores de aves e seja discreto, evite provocar a fuga de aves que são objecto de observação.
  • Não tire mais que fotos e não deixe mais que pegadas.
  • Desfrute desta actividade em segurança, seguindo as indicações do seu guia, em especial as referentes às questões de segurança.
  • As actividades podem sofrer alterações devido às condições climatéricas ou à condição física dos participantes caso os nossos guias considerarem aconselhável.
  • Os horários de partidas e chegadas, a duração e os itinerários das actividades estão sujeitos a alterações sem aviso prévio em função da segurança determinada pelas condições atmosféricas, de ventos, de marés e/ou por quaisquer outras circunstâncias alheias à Lands – Turismo na Natureza.

Sobre os nossos passeios de birdwatching

  • Os passeios são acompanhados por guias de natureza experientes e conhecedores dos locais.
  • Os passeios são sobretudo orientados para a observação de aves todavia, não são esquecidos outros aspectos acerca dos locais visitados nomeadamente o seu património natural e cultural.
  • As visitas são adaptadas não só aos interesses dos participantes mas também ao seu nível de experiência, quer iniciantes quer observadores com maior experiência.

« | »
Contate-nos
(+351) 914 539 511