10 razões para visitar o Algarve numas férias de birdwatching

Guided Walks in Ria Formosa Algarve

Porque é que o Algarve é um destino tão apelativo para o birdwatching?

Todos os anos vemos um número crescente de birdwatchers que escolhem o Algarve como destino para as suas férias. Há alguns anos atrás, o birdwatching era um passatempo praticamente desconhecido mas, hoje em dia, já não nos parece estranho ver turistas de binóculos e inclusivamente são cada vez mais os portugueses que fazem observação de aves.

A região mais a Sul de Portugal continental está a tornar-se num dos destinos mais populares na Europa para a observação de aves. Mas o que torna o Algarve tão especial? Neste artigo fique a saber porque é que o Algarve é um destino tão apelativo para o turismo ornitológico, mais conhecido como birdwatching.

1 – A maior riqueza avifaunística em Portugal

Com a presença regular de mais de 250 espécies de aves ao longo do ano, o Algarve tem uma riqueza avifaunística extraordinária. No Algarve estão presentes 95% de todas as espécies que ocorrem em Portugal, durante determinada época do ano.

2 – Raridades! Muitas espécies de aves consideradas raras

O Algarve é a região de Portugal continental onde anualmente se regista a maior quantidade de ocorrências de aves raras. Estas espécies de aves são oriundas de África, Norte da América e Norte da Europa.

3 – Uma enorme diversidade de paisagens para explorar

O Algarve oferece a qualquer visitante um grande diversidade de paisagens para explorar e para quem nos visita para observar aves pode fazê-lo em estuários, lagoas costeiras, caniçais, montados de sobreiro, zonas montanhosas, praias, mar aberto, escarpas costeiras, zonas agrícolas e em matagais mediterrâneos. Poucos são os locais que oferecem esta multiplicidade de cenários naturais.

4 – Áreas protegidas para visitar

Sabia que 40% do território do Algarve se encontra protegido? No Algarve pode visitar 2 Parques Naturais, 1 Reserva Natural, 2 Sítios Classificados e muitos Sítios da Rede Natura 2000.

5 – No Algarve há 10 IBAs

O acrónimo IBAs significa em inglês Important Bird Areas, são Zonas Importantes para as Aves consideradas prioritárias para a conservação de aves e no Algarve há 10 IBAs que pode visitar.

6 – Apenas a 1 hora do Alentejo

Apenas a 1 hora de distância do Alentejo, se escolher o Algarve para fazer birdwatching, pode também aproveitar para observar aves no Alentejo. Nesta região ocorrem aves que são raras em toda a Europa como a Abetarda, o Cortiçol-de-barriga-preta ou a Águia-imperial.

7 – Uma região com um clima ameno

O clima ameno do Algarve oferece a possibilidade de realizar saídas e passeios ao longo de todo o ano, inclusivamente durante o período de Inverno.

8 – Uma grande e variada oferta de alojamento à sua escolha

No Algarve existe uma variada oferta de alojamento que permite escolhe hotéis, pousadas, casas de campo ou outro tipo de alojamento para as suas férias.

9 – Voos directos para Faro

É possível chegar ao Algarve através de uma grande oferta de voos directos para Faro, a partir de várias cidades da Europa.

10 – Uma gastronomia regional deliciosa

Junte a todas estas razões, pessoas acolhedoras e uma gastronomia regional fantástica de nos fazer chorar por mais e é por isso que o Algarve é um destino tão apelativo para o birdwatching.


«

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contate-nos
(+351) 914 539 511