10 paisagens a não perder na Ria Formosa, Algarve

Ria Formosa aerial view

Localizada no Algarve, a Ria Formosa tem o estatuto de Parque Natural desde 1987.

É a maior zona húmida do sul de Portugal e espraia-se por quase 11.000 hectares ao longo de cerca de 60 km de costa, entre o Ancão (Loulé) e a Manta Rota (Vila Real de Santo António), formando um sistema estuarino-lagunar onde uma vasta área de sapais, ilhotes e canais é protegida por robustos cordões arenosos, os quais formam 2 penínsulas (Ancão e Cacela) e 5 ilhas barreira (Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas).

Este Parque Natural é uma das zonas a visitar durante as suas férias no Algarve e estas são as 10 paisagens a não perder na Ria Formosa.

1. Vista sobre a Ria Formosa desde a Sé Catedral de Faro

Ria Formosa view from the Catedral from Faro

A catedral, na Igreja de Santa Maria, encontra-se localizada em pleno centro histórico da cidade de Faro e é a sede da Diocese do Algarve.

2. Pôr-do-sol desde o pontão

Ria Formosa sunset from Faro

O pontão de flutuação junto à Doca de Recreio de Faro é um dos melhores locais para desfrutar do pôr-do-sol na Ria Formosa.

3. Cacela Velha

Ria Formosa view from Cacela Velha

Cacela Velha é um pequena vila situada numa falésia na parte oriental da Ria Formosa. Pintada de branco, traz-nos lembranças de como o Algarve era há meio século atrás. Aqui pode apreciar uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio.

4. Os Sapais da Ria Formosa

The salt marshes of Ria Formosa

Os incríveis sapais da Ria Formosa são uns dos mais ricos e produtivos ecossistemas existentes no nosso planeta e estão continuamente a ser cobertos e descobertos devido à subida e descida da maré.

5. Paisagem a partir do Farol do Cabo de Santa Maria

passeio 7-5-2011_ 33

O Farol do Cabo de Santa Maria é um farol com 47 metros de altura situado na ilha da Culatra na povoação do Farol. A vista a partir do seu topo é de cortar a respiração.

6. Barra da Armona na Fuseta 

Barra da Armona - Ria Formosa

A Barra da Armona, apenas acessível por barco, é o sítio indicado para desfrutar de praias intocadas com extensos areais e águas cristalinas, assim como inúmeras espécies de aves.

7. Tavira

Tavira

Tavira é uma das mais belas e charmosas cidades do Algarve. A partir dos limites da cidade é possível observar as suas praias separadas pelo estuário da Ria Formosa e as suas colinas cobertas de pomares.

8. Praia do Barril

Barril beach in Ria Formosa, Algarve

“Barril” é uma praia algarvia na ilha de Tavira, conhecida pelo seu cemitério de âncoras. Outrora, esta zona foi uma pequena comunidade que se dedicava à pesca de atum. Alinhadas com as dunas da praia estão as âncoras que fizeram parte da frota desta comunidade piscatória, um memorial único e enferrujado conhecido como o cemitério de âncoras.

9 . Salinas da Ria Formosa

Salinas of Ria Formosa

A geografia e o clima desta área é perfeito para o aproveitamento de um dos seus recursos naturais: o sal marinho. Originalmente sapais, estas áreas rectangulares cobrem uma área considerável e ainda produzem sal nos dias de hoje. Embora seja uma paisagem explorada pelo Homem, estas áreas são zonas de alimentação para aves. É também aqui que podemos observar o popular Flamingo, entre outras espécies de aves.

10.Vista aérea da Ria Formosa à chegada do aeroporto de Faro

Ria Formosa aerial view

À chegada ao aeroporto de Faro, mantenha os olhos bem abertos para contemplar a impressionante vista sobre a Ria Formosa e ter uma ideia do quão incrível esta área realmente é.


«

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contate-nos
(+351) 914 539 511